Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia Internacional da Mulher: Determinação e coragem estampam a farda da policial militar feminina

7 de março de 2025
Compartilhar

Policiais militares femininas compartilham desafios e conquistas em um ambiente predominantemente masculino

Foto: Divulgação/PMAM

Elas são mães, filhas, esposas e, acima de tudo, batalhadoras. No Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) celebra a força e a determinação de suas policiais femininas que se destacam diariamente em um ambiente predominantemente masculino.

Em uma corporação composta 50% por homens, a crescente participação feminina é cada vez mais presente, comprovando que competência não tem gênero.

Entre essas mulheres, destacam-se a cabo PM Jana Carla de Lima, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e a sargento PM Bruna Castro, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e chefe do projeto Cinoterapia, de terapia com cães. Ambas compartilham histórias, desafios e conquistas dentro da Polícia Militar, mostrando que a farda que vestem representa muito mais do que um uniforme: é símbolo de luta e superação.

A sargento PM Bruna Castro da CIPCães, não só atua em parceria com os cães policiais no combate à criminalidade, mas também tem sido uma das grandes responsáveis pela implementação de terapia assistida com cães, ajudando a melhorar a qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down, deficiências, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e idosos.

Foto: Divulgação/PMAM

A sargento PM Bruna, conta sobre as barreiras que quebrou em um ambiente historicamente masculino. “Vencer a constante dúvida imposta a respeito da minha capacidade, a maternidade e seus questionamentos internos e externos foi um grande desafio”.

A rotina policial é exaustiva e exige uma grande preparação física e emocional, por isso, Bruna estabeleceu metas para equilibrar a profissão com a vida pessoal. “Iniciei o ano com a meta de praticar um esporte, realizar treinamento físico, rotinas de cuidados pessoais e momentos de qualidade com a família”, revelou.

Para Bruna, o conselho para as mulheres que desejam seguir carreira na segurança pública é claro: “Para as mulheres que não têm filhos, vocês precisam ter foco no objetivo, treinar e estudar muito. Sempre costumo dizer que é o momento de plantar, cuide da sua plantação e escolha bem cada semente. Para as mulheres que têm filhos, organize uma rede de apoio e foque no seu objetivo, treine, estude e não desista”.

E ela ainda acrescenta: “Quando uma mulher vence, todas as outras se alegram, porque o caminho que percorremos é muito mais difícil. Jamais deixe de acreditar que você merece um trabalho incrível, merece ser respeitada, protegida e amada”, finalizou.”

Foto: Divulgação/PMAM

Resiliência e Determinação

A cabo PM Jana Carla de Lima é um exemplo de força e perseverança dentro do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da PMAM. Seu trabalho é voltado para a preservação do meio ambiente, um campo essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico e da qualidade de vida em nossa sociedade.

No BPAmb, a cabo PM Jana tem a responsabilidade de atuar na proteção dos recursos naturais do Amazonas, uma tarefa de extrema importância e que, muitas vezes, exige decisões rápidas e precisas, além de um grande preparo físico e emocional. Para Jana, o caminho até aqui não foi fácil. “Até hoje, o maior desafio ainda é mostrar que sou capaz”, afirmou, refletindo sobre os desafios que enfrentou ao ingressar em um ambiente predominantemente masculino.

Ela conta ainda que a rotina policial, por conta de suas complexidades, exige muito mais do que apenas força física. “Não tem um equilíbrio, tem alguém, ou vários ‘alguéns’, que puxa e diz: Desacelera! Volta! Mãe! Amor! Filha! Mana! E aí a gente vai se encontrando”, confessa ela, ao falar sobre os equilíbrios profissional e familiar, este último que sempre a ajuda a desacelerar após as ocorrências mais difíceis.

Foto: Divulgação/PMAM

Para as mulheres que desejam seguir carreira na segurança pública, Jana deixa um conselho valioso: “Em certo momento, um colega me falou: quando tu sair daqui tu chora, grita, sei lá, mas quando amanhecer tu veste a roupa da Mulher Maravilha e faz tudo de novo. Então, tenham sua roupa de Mulher Maravilha”.

A trajetória da cabo PM Jana e da sargento PM Bruna reflete a realidade de muitas mulheres que, em meio aos desafios diários de suas múltiplas funções, não desistem de seus sonhos e persistem em sempre fazer o seu melhor. Inspirando outras mulheres a ocuparem o espaço que desejarem e celebrarem as suas conquistas.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

4 de julho de 2025
Amazonas

Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

4 de julho de 2025
Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

4 de julho de 2025
Amazonas

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

4 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

4 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

4 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual