Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia Mundial da Síndrome de Down: Sejusc auxilia pessoas com Down por meio de projetos e atividades sociais

21 de março de 2025
Compartilhar

Apoio estimula o desenvolvimento, inclusão e acessibilidade dos indivíduos na sociedade

Fotos: Lincoln Ferreira/SejuscA Síndrome de Down influencia aspectos físicos e mentais dos indivíduos, sendo necessário maior estímulo cognitivo para a inserção social. No caso de Stéphanie dos Santos, de 24 anos, a dança foi seu principal alicerce para o desenvolvimento e destaque pessoal, além da parceria social junto da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Cadastrada na Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), uma das instituições que recebem apoio do Governo do Amazonas em ações e atividades para garantia de direitos das pessoas com deficiência, Stephanie pode ter acesso a serviços especializados para seu desenvolvimento, obtendo o apoio e incentivo necessários para suas próprias conquistas.

De acordo com a administradora da Apadam e mãe da jovem, Rosana dos Santos, Stéphanie é a prova de que com o apoio e cuidados necessários, uma pessoa com Síndrome de Down pode levar uma vida o mais normal e inclusiva possível.

Mãe incentivadora, ela destacou as múltiplas atividades desenvolvidas pela filha que servem de inspiração para outras pessoas Down.

“É uma coisa muito importante que outras pessoas com Down vejam ela se formar em uma escola comum. Ela terminou o Ensino Médio, ela dança e mostra que pode estar em qualquer lugar que queira e eu acho que é muito bom porque eles mesmos podem ver o potencial que têm”, comentou.

“Ela sempre quis dançar, começou bem pequena no balé e depois veio a dança do ventre com outras amigas da Apadam. Elas começaram a se apresentar e todo mundo que vê, gosta e chama elas. Aí em 2015, veio a oportunidade do show inclusivo do Carlos Batata e foi quando elas começaram a participar de todos os shows inclusivos”, acrescentou a mãe.

Fotos: Lincoln Ferreira/SejuscPara a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, Stéphanie é um exemplo de que muitas outras pessoas com Down são capazes de conquistar seus objetivos, tendo a oportunidade necessária com as políticas públicas do Estado.

“Nosso trabalho é garantir os direitos das pessoas com deficiência e um desses meios é pelo apoio às organizações que trabalham na ponta, auxiliando na disponibilidade de serviços nos locais, divulgação das ações, entre outras formas de assegurar seus direitos. Além dos próprios projetos e políticas ofertadas pela secretaria”, enfatizou.

Serviços

Pessoas com Deficiência (PcD) podem ter acesso às políticas públicas inclusivas e de acessibilidade por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Pessoas com Deficiência (SePcD) da Sejusc.

Localizada dentro do Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD) – na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores – a unidade oferta serviços de cidadania para as PcD, como a emissão das carteiras de identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Austista (Ciptea) e o Passe Legal.

Além disso, a secretaria promove atendimentos com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e atividades pedagógicas por meio do projeto social “Amazonas Eficiente”, focado no bem-estar e na autonomia das PcD nos Centros de Convivência Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola na capital.

Data

Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética que surge na presença de três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células de uma pessoa.

É a alteração cromossômica mais comum em recém-nascidos, com uma ocorrência de 1 em cada 1000 nascidos vivos de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E provoca alterações físicas e cognitivas, com características como baixo tônus muscular, baixa estatura, hipermobilidade articular, fissuras palpebrais oblíquas, prega única nas mãos, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sedecti recebe contribuições de Barcelos, Ipixuna, Maraã e Japurá para o Plano Estadual de Bioeconomia

9 de maio de 2025
Amazonas

Em café em homenagem às mães, no bairro Compensa, governador Wilson Lima anuncia reforma de espaços de esporte e lazer

9 de maio de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Seminário sobre equidade na saúde será realizado em Manaus

9 de maio de 2025
Amazonas

Últimos dias de inscrição para curso de Pós-graduação da Ufam para professores da rede estadual

9 de maio de 2025
Amazonas

Dia das Mães: Educadoras da rede estadual compartilham experiências e aprendizagens como mães

9 de maio de 2025
Amazonas

Idam realiza logística de 3,4 toneladas de alimentos produzidos por agricultores de Benjamin Constant

9 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual