Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dia Mundial dos Animais: Aleam destaca Leis voltadas à proteção animal

4 de outubro de 2024
Compartilhar

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais. A data foi instituída em 1931, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, realizado na cidade de Florença, na Itália. A data também foi escolhida por coincidir com o dia de São Francisco de Assis, que na fé católica é associado ao santo padroeiro dos animais.
Desta forma, o 4 de outubro se tornou uma data importante não apenas para celebrar a vida dos animais, mas especialmente para promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde e bem-estar destes seres que acompanham os homens desde os primórdios da vida. Por isso, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) faz um balanço de sua produção legislativa voltada ao tema.
O compromisso com a causa animal já é vista dentro da estrutura da Casa Legislativa, que possui a Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), que, entre suas atribuições, atua na apuração de maus-tratos, abandonos e descasos com animais, bem como na elaboração de planos, programas, projetos e atividades correlatas à proteção dos animais e promoção e apoio à educação ambiental.
“As ações da Comissão são contínuas, sempre averiguando as denúncias ou resgatando e ajudando animais, seja na capital ou no interior do Estado”, detalha a deputada Joana Darc (UB), presidente da CPAMA.
A parlamentar explica, ainda, que a Comissão atua também na análise e orientação de projetos de leis (PLs) produzidos pelos demais parlamentares voltados para a proteção dos animais, o que, segundo Joana Darc, “colabora com a saúde pública do Amazonas, por conta de estarmos combatendo as zoonoses”.
Um exemplo é a Lei n° 6.120/2022, de autoria da presidente da CPAMA, que instituiu a Semana de Conscientização sobre o Controle Populacional Animal no Amazonas, que acontece na segunda semana de março, em consonância com o Dia Nacional dos Animais.
Darc também é autora da Lei nº 6.195/2023, que penaliza quem tentar impedir a disponibilização de alimento e água aos animais de rua, com multa no valor de R$ 117,00 por cada tentativa, que será revertida ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). Uma forma de ajudar os animais comunitários e em situação de abandono, mas que possuem ajuda dos moradores.
A Lei nº 6.579/2023, da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), estabelece normas preventivas ao esquecimento de animais no interior de veículos no âmbito estadual. “Mesmo quando o esquecimento não resulta em morte trágica, o confinamento pode gerar graves danos à saúde do animal, especialmente se ele for submetido a calor intenso com janelas fechadas por um longo período”, ressalta a parlamentar.
“Por este motivo, é necessário colocar em prática todas as medidas disponíveis para evitar a ocorrência de situações tão perigosas aos animais” afirma Dra. Mayara.
A deputada é autora também da Lei nº 6.582/2023, que estabeleceu a obrigatoriedade de clínicas, consultórios veterinários, pet shops e demais estabelecimentos veterinários, quando constatarem nos animais indícios de maus-tratos, comunicar o fato à Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM).
Outra legislação produzida pela Aleam em defesa dos animais é a Lei nº 6.995/2024, tornando obrigatório que os petshops, clinicas e consultórios veterinários, e estabelecimentos similares afixem cartazes que incentivem a adoção responsável de animais.
A lei tem autoria do deputado Mário César Filho (UB), que explica que a afixação de cartazes, embora muitas vezes possa ser considerada um pequeno gesto, permite uma elucidação sobre a necessidade da adoção de animais abandonados, bem como as responsabilidades assumidas pelo dono no ato da adoção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, já existia o número alarmante de 30 milhões de animais abandonados nas ruas, sendo 10 milhões gatos e 20 milhões de cães.
“Essa realidade poderia ser muito diferente se as pessoas decidissem adotar animais que estão precisando de um lar, ao invés de comprar um animal de raça”, aponta o deputado.
A adoção animal foi tratada ainda por meio da Lei nº 5.470/2021, do deputado João Luiz (Republicanos), que instituiu o Dia da Adoção Animal no Amazonas.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Procuradoria Especial da Mulher da Aleam apresenta balanço de ações do primeiro semestre de 2025

12 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Nos 35 anos do ECA, Débora Menezes transforma estatuto em ação real no Amazonas

12 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan inicia viagem inédita pelo rio Solimões

12 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho realiza nova ação do Laudo Azul em Manaus e beneficia famílias que aguardam o laudo para autismo

12 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa dos direitos da criança e do adolescente

11 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas

11 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual