No Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira (29/10), a Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reforça seu papel como um dos principais espaços de estudo, pesquisa e difusão do conhecimento na capital amazonense.
Com um acervo de mais de 3.700 títulos, a biblioteca, localizada na escola do Legislativo Senador José Lindoso, oferece ambiente climatizado, REDE wi-fi, mesas de estudo e um espaço acolhedor para servidores e visitantes em busca de aprendizado e reflexão.
Inaugurada há 42 anos, a Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo mantém-se como referência em pesquisa nas áreas de Direito, administração pública e Privada, Contabilidade, serviço social, Comunicação, história e geografia do Amazonas, do Brasil e do mundo. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e possui certificação reconhecida pelo Ministério da educação (MEC).
De acordo com o gerente da biblioteca, Paulo Maurício Carneiro, o local é aberto à população para consultas presenciais, mesmo que o empréstimo de livros seja exclusivo a servidores da Aleam e seus dependentes.
“Embora o empréstimo de livros seja restrito aos servidores, o público em geral PODE consultar as obras no local. O ambiente oferece conforto, tranquilidade e estrutura ideal para longas horas de leitura e pesquisa”, explicou.
Singularidades e acervo histórico
Além das estantes com livros acadêmicos e jurídicos, a biblioteca reúne obras raras de arte, enciclopédias antigas e publicações em braile, como a Lei Orgânica da Cidade de Manaus e o Estatuto dos Servidores Públicos, garantindo acessibilidade e inclusão.
O acervo também preserva documentos históricos de grande valor, entre eles as Constituições do Estado do Amazonas (1891–1989) e registros que narram a trajetória do Poder Legislativo amazonense entre 1852 e 1924.
