Governador Wilson Lima assinou Termo de Cooperação Técnica para preparar estudantes para os postos de trabalho disponíveis na rede Sine Amazonas
FOTO: Alex Pazuello/Secom
Oportunidade é a principal expressão na vida dos estudantes Bruno Façanha, 17, e Emily Luisa, 17, que vão fazer parte do Projeto Sine Primeiro Emprego, uma iniciativa do Governo do Amazonas voltada para a inclusão e qualificação profissional dos jovens estudantes, finalistas do Ensino Médio da rede pública estadual de Manaus, para os postos de trabalho disponíveis na rede Sine Amazonas. O projeto foi lançado, nesta sexta-feira (07/02), pelo governador Wilson Lima, durante a abertura do ano letivo na capital.
A proposta é diminuir a distância entre a conclusão dos estudos e a inserção no mercado de trabalho. “Eu quero fazer faculdade de administração. E eu acho muito boa essa oportunidade porque é um grande passo para os alunos para ter um preparatório maior para o mercado”, comentou Bruno Façanha, que é aluno da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, no bairro Nova Israel, zona norte.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
A estudante Emily Luisa, que faz parte da mesma escola, disse que a preparação vai ajudar nesta fase da sua vida. “Eu achei muito importante porque eu, particularmente, nunca trabalhei. Eu já fui chamada para entrevistas e eu não sou selecionada para a próxima etapa por falta de especialização e preparação e isso conta muito”, contou a estudante.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
O projeto será implementado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com execução nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).
“Estamos dando continuidade ao projeto da Escola para o Trabalho, que faz parte do Programa Educa+ Amazonas, que também é uma linha que faz com que os nossos estudantes tenham essa oportunidade”, destacou a secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
O secretário executivo da Setemp, Henry Walber Dantas, destacou a importância do projeto para a conquista do primeiro emprego: “o projeto faz essa ponte entre o aluno capacitado e o mercado de trabalho, facilitando e potencializando-o para a sua carreira; é uma forma de transformação social”.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
Como vai funcionar
O Sine Primeiro Emprego será realizado por meio de um programa de capacitação que combina teoria e prática, com a realização de cursos rápidos e oficinas presenciais, em três unidades de escolas públicas estaduais de Manaus, durante seis meses. Os alunos serão capacitados e seguirão sendo monitorados pela Setemp para verificar sua entrada no mercado de trabalho.
O projeto atenderá, nesta primeira edição, 480 estudantes do ensino médio, com cursos de capacitação para o desenvolvimento das competências necessárias para o primeiro emprego, tais como: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, capacidade de adaptação e o domínio de ferramentas básicas de informática.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
“Além do conteúdo curricular, que os alunos já recebem, eles vão receber essas ferramentas com conteúdo extra. Vamos encaminhá-los para projetos de estágios e para novas empresas; eles vão ter muito contato com o mercado de trabalho e isso vai fazer com que eles tenham esse acesso mais rápido e facilitado”, explicou a diretora do Iteam, Eliana de Cássia Souza.