Ao todo, cerca de 4.689 estudantes de Manaus e Tabatinga serão beneficiados
Foto: Alex Pazuello/ Secom
Moradores da zona norte de Manaus aprovaram a implantação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na Escola Estadual Profª Tereza Siqueira Tupinambá, no bairro Cidade Nova, para o aprendizado e formação acadêmica dos alunos. O programa foi lançado nesta terça-feira (06/05) pelo governador Wilson Lima, abrangendo seis escolas da rede estadual de ensino, em Manaus e Tabatinga.
Com a proposta de transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, seguro e propício ao aprendizado, a iniciativa une excelência na gestão educacional a um modelo de ensino que valoriza o respeito, a organização e o desenvolvimento do aluno.
Foto: Alex Pazuello/ Secom
A técnica de enfermagem Andressa Queiroz, 31 anos, e mãe de um aluno da Escola Estadual Cívico-Militar Profª Tereza Siqueira Tupinambá, acredita que a proposta vai trazer novos horizontes para os estudantes. “É uma boa oportunidade para os alunos aprenderem e ter um desenvolvimento melhor, e sem contar que eles passam mais tempo na escola”, avalia a mãe.
Foto: Alex Pazuello/ Secom
O programa foi formalizado pelo Decreto nº 49.042, de 26 de fevereiro de 2024, assinado pelo governador Wilson Lima, garantindo a base legal para a atuação das escolas cívico-militares no Amazonas.
A técnica em nutrição Renata Gomes, 39, também vê a chegada do programa como uma conquista para o filho. “Vai ser útil para todos os alunos daqui. Eu me sinto mais realizada, protegida, porque os alunos necessitam de uma escola assim, com prioridade no ensino”, disse a mãe.
Integração e valores
A proposta está sendo implantada em seis unidades: Escolas Estaduais Fueth Paulo Mourão; Professor Homero de Miranda Leão; Professor Nelson Alves Ferreira; Professor Reinaldo Thompson e Professora Tereza Siqueira Tupinambá, todas em Manaus; e a Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, no município de Tabatinga. Ao todo, cerca de 4.689 estudantes serão diretamente beneficiados.
O modelo prevê a atuação conjunta entre educadores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e militares da reserva, responsáveis por ações de apoio à rotina escolar e pelas atividades extracurriculares, contribuindo para a formação ética e cidadã dos alunos.
Foto: Alex Pazuello/ Secom
Entre os principais objetivos do Pecim estão a promoção de valores cívicos, o incentivo à permanência dos estudantes na escola, a melhoria no desempenho escolar e a diminuição da evasão e da violência no ambiente educacional.
Investimento na estrutura
Além da nova gestão, a Escola Estadual Cívico-Militar Profª Tereza Siqueira Tupinambá, em Manaus, foi totalmente revitalizada. A unidade é a 466ª a passar por reformas na atual gestão estadual, desde 2019, e atende cerca de 500 alunos, do 6º ao 9º ano.
As melhorias incluem pintura geral, manutenção elétrica e hidráulica, adequação da cozinha, modernização do laboratório de informática, revitalização da quadra, substituição de portas, forro e vidros, além da construção de abrigos para botijões de gás e resíduos sólidos.
O post É uma boa oportunidade para os alunos”, aposta moradora da zona norte sobre Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.