O deputado estadual Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), usou a tribuna nesta quarta-feira (10/09) para destacar avanços e novas demandas relacionadas à educação no distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (distante a 364 quilômetros de Manaus).
Entre as medidas, o parlamentar protocolou ofícios solicitando ao Governo do Estado a inclusão da escola Estadual Santo Antônio do Matupi no Programa Estadual das escolas Cívico-Militares (PECIM), bem como a instalação de um polo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na localidade.
Segundo Cabo Maciel, a escola Santo Antônio do Matupi possui atualmente 613 alunos matriculados e 40 professores, desempenhando um papel essencial para a formação da juventude no sul do Amazonas. A transformação da unidade em escola cívico-militar, ressaltou o deputado, trará melhorias na gestão, na disciplina e no processo ensino-aprendizagem, reforçando valores de Cidadania e segurança no ambiente escolar.
“Essa é uma reivindicação que nasceu do diálogo direto com professores, estudantes e pais da comunidade. A adoção do modelo cívico-militar é vista como alternativa capaz de assegurar maior qualidade no ensino, refletindo positivamente no futuro de centenas de jovens da região”, destacou Maciel.
O deputado também ressaltou a necessidade de expandir o acesso ao ensino superior no interior. Para isso, solicitou a criação de um polo da UEA em Santo Antônio do Matupi, atendendo a uma demanda expressiva de jovens e lideranças locais. A proposta busca reduzir a necessidade de deslocamentos longos para outras cidades, ampliar a oferta de cursos alinhados às vocações econômicas da região, especialmente agricultura e pecuária, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do sul do Amazonas.
Além disso, Cabo Maciel comemorou a resposta positiva do Governo do Estado ao requerimento de sua autoria que solicitava a implantação de um curso técnico de Enfermagem na escola Estadual Santo Antônio do Matupi. A confirmação foi encaminhada pela Casa Civil ao gabinete do parlamentar, por meio do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
“O curso técnico de enfermagem é uma vitória para Matupi, pois representa oportunidade de capacitação para jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho e também um reforço essencial para o sistema de saúde da região, tendo em vista que a unidade mais próxima do CETAM fica em outro município”, frisou o parlamentar.
Cabo Maciel destacou que continuará acompanhando de perto cada etapa dessas iniciativas, reafirmando seu compromisso de fortalecer a educação e abrir novas oportunidades para os moradores do distrito de Santo Antônio do Matupi e de todo o interior amazonense.