Ao todo, 32 órgãos das esferas federal, estadual e municipal participaram das atividades do pleito
O primeiro turno das eleições no Amazonas transcorreu com tranquilidade e sem grandes ocorrências, conforme acompanhamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ativado às 6h deste domingo (06/10) para monitorar o antes, durante e depois da Operação Eleições 2024, em todo o estado. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) , intensificou o policiamento em todo o estado para garantir um pleito seguro.
Ao todo, 32 órgãos das esferas federal, estadual e municipal participaram das atividades, que foram acompanhadas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, a operação para o pleito foi bem-sucedida. Além do trabalho voltado às eleições, o policiamento nas ruas também foi reforçado.
FOTO: Mauro Neto/ Secom
“A operação foi relativamente tranquila. Se entendermos o tamanho do nosso estado, e a quantidade de ocorrências, a gente considera uma eleição bem-sucedida. O eleitor pôde sair de casa, pôde exercer o seu poder do voto e escolher o seu representante legal em cada município”, disse o secretário.
A Operação Eleições 2024 é coordenada no Amazonas pelo Tribunal Regional Eleitoral e o acompanhamento realizado no CICC foi gerenciado pela SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).
O presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador João Simões, destacou o empenho das Forças de Segurança. “Fiquei impressionado e emocionado com o grande trabalho realizado pelas Forças de Segurança”, enfatizou o desembargador.
FOTO: Mauro Neto/ Secom
Estrutura
A SSP atuou com efetivos da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros (CBMAM). Ao todo, 4,3 mil policiais civis e militares realizaram a segurança dos municípios e dos locais de votação tanto na zona urbana, quanto na zona rural, conforme plano estabelecido e validado pelo TRE-AM.
De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Thiago Balbi, a corporação realizou patrulhamentos ostensivos nas ruas da capital e do interior, principalmente nos perímetros dos locais de votação.
FOTO: Mauro Neto/ Secom
“Por parte da Polícia Militar foi uma operação muito exitosa. Agora estamos prontos para policiar as comemorações que estão ocorrendo neste momento nas cidades do interior, e preparados também para atender as determinações da Justiça Eleitoral no segundo turno”, ressaltou o coronel.
O trabalho das forças estaduais deu apoio às Forças Armadas, à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Força Nacional (FN).
Balanço
Conforme acompanhamento do CICC, até às 18h deste domingo, o Amazonas registrou 47 ocorrências. O estado registrou 18 detenções, duas apreensões de armas de fogo, além de ocorrências de boca de urna, violação de sigilo de voto, desobediência às ordens da Justiça, compra de votos e um caso de transporte irregular de eleitores.
Órgãos integrados
Participaram da operação Eleições 2024, além de órgãos ligados à SSP-AM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Comando Militar da Amazônia (CMA), representantes do Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como as operadoras de telefonia e internet, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entre outros.