O programa do Governo do Amazonas está presente em 10 municípios do Amazonas
FOTOS: Jonatha Moraes e Julcemar Alves/Sedel e DivulgaçãoEm 2024, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) consolidou-se como uma das maiores iniciativas do país no campo do desporto. Promovendo a prática esportiva e preparando atletas, o Pelci revelou promessas esportivas que se destacam na elite nacional desde a base ao profissional.
“O Pelci é uma ferramenta fundamental para a transformação social em nosso estado. Ele oferece aos jovens de diversas comunidades a oportunidade de se destacar no esporte, revelando grandes talentos que, muitas vezes, não teriam visibilidade ou acesso a essas possibilidades”, declara o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
FOTOS: Jonatha Moraes e Julcemar Alves/Sedel e DivulgaçãoEntre os atletas que se destacaram nacionalmente em 2024, estão Jackson Júnior revelado à base do Athletico Paranaense (PR), Ivan Benjamin integrado à base do Bahia (BA), Jennyfer Matos contratada pelo Palmeiras (SP), e Andrew Vitor campeão mundial com a Seleção Brasileira de Futebol Social.
Descoberto aos 10 anos de idade pelo Pelci, Jackson Junior realiza anualmente testes nas categorias de base do Athletico Paranaense até completar 14 anos, quando ficará em definitivo no clube. “O futebol tem mudado minha vida, me abrindo novas portas para me tornar profissional e me dando a oportunidade de realizar meu sonho, que é ser jogador”
FOTO: Jonatha Moraes e Julcemar Alves/Sedel e Divulgação
Presente em 10 municípios do Amazonas, o Pelci conta com 26 núcleos na capital, alcançando mais de 15 mil atletas em todo o estado. O programa proporciona aos atletas não apenas o desenvolvimento físico, mas também o estímulo à competitividade saudável, convivência coletiva e a descoberta do potencial individual em diversas modalidades esportivas.
FOTO: Jonatha Moraes e Julcemar Alves/Sedel e Divulgação
O sucesso do Pelci em 2024 é resultado do compromisso do Governo do Amazonas em promover o esporte e lazer como ferramentas essenciais para a inclusão social e o bem-estar da população.