Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Em Brasília, Adjuto Afonso participa de discussão sobre navegação na Amazônia

12 de junho de 2024
Compartilhar

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou em Brasília, nesta quarta-feira (12/6), do seminário “Liberação dos recursos de ressarcimento da AFRMM retidos no Tesouro Nacional e Transferência da Gestão futura ao Ministério de Portos e Aeroportos”. O evento foi uma realização da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Navegação Interior, que tem o deputado federal amazonense Saullo Vianna (União Brasil) como vice-presidente.

O objetivo do evento foi discutir as soluções para os entraves ao desenvolvimento da navegação brasileira, como a forma de gestão do fluxo de Ressarcimentos do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

“O Fundo da Marinha Mercante serve para manutenção de frota e para construção de embarcações. Nós sabemos da necessidade e da importância desse recurso para o Amazonas, não apenas para os armadores, mas porque também fomenta a economia, os estaleiros, que hoje produzem barcos e balsas, gera emprego e renda. É necessário que chegue aos pequenos armadores”, avalia o parlamentar.

O vice-presidente da Frente Parlamentar que organizou o evento, deputado federal Saullo Vianna, que também conhece a realidade do Amazonas, reforça o ponto de vista do deputado Adjuto Afonso, e avaliou que o seminário foi palco de uma discussão fundamental, principalmente para o Amazonas, onde as estradas são os rios.

“O Fundo da Marinha Mercante é um instrumento de financiamento de frota e construção de balsas e embarcações, mas esses recursos não conseguem chegar aos pequenos armadores. Um setor de alta capacidade de geração de empregos e baixo impacto ambiental e que precisa garantir a segurança dos seus usuários”, disse o parlamentar.

Presente também o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), Dodó Carvalho, amazonense, que falou sobre a necessidade de fortalecer a indústria naval com o recurso da AFRMM. “Estamos há dois anos com dificuldades na liberação desses recursos e nosso objetivo é mostrar aos nossos parlamentares das Frentes Parlamentares que nos apoiam e o quanto isso está impactando as empresas e deixando de gerar empregos na Amazônia”, afirmou Carvalho.

O coordenador-geral de Gestão dos Benefícios Fiscais da Receita Federal, Rafael Neves de Carvalho, que participou do encontro, informou que o órgão já iniciou uma força-tarefa para agilizar os repasses, e que se faz necessário alterar leis e procedimentos para dar mais eficiência ao processo de liberação dos recursos.

Participaram, ainda, o deputado federal Júnior Ferrari (PSD-PA), presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Navegação Interior; o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Naval; o secretário nacional de hidrovias, Dino Antunes; representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e outros especialistas do setor da navegação.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual