Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

‘Em Codajás, população sofre com a falta de energia e água potável’, diz Comandante Dan

26 de julho de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) esteve na sexta-feira (25/6) no município de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus. Com 24.451 habitantes, segundo o instituto Brasileiro de geografia e Estatística IBGE (2024), a população relatou ao parlamentar frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica, problema que já motivou protestos locais.
A cidade também enfrenta sérios desafios na área da saúde, com índices de mortalidade infantil e internações por diarreia acima da média nacional. A ausência de saneamento básico e o acesso precário à água potável reproduzem o cenário crítico observado em quase todos os municípios do Alto e Médio Solimões visitados até o momento pela comitiva parlamentar.
Além da sede administrativa do município, onde realizou ao final do dia um seminário sobre Cidadania digna, uma reunião ampliada com lideranças de diversos setores produtivos e moradores, Comandante Dan também visitou a comunidade rural Urucuri 2, onde vivem mais de 120 pessoas, para conhecer de perto a realidade enfrentada pelos ribeirinhos.
“Chega a ser doloroso ver o que nossa gente precisa fazer para conseguir água, mesmo vivendo no coração da Amazônia. Lá, os moradores arrastam um reservatório plástico de 5 mil litros por mais de 800 metros até a beira do rio para enchê-lo, e depois o empurram de volta, manualmente. E esse reservatório nem sequer atende a todas as famílias. Imaginem o esforço. Durante as vazantes, eles ficam completamente isolados, o que dificulta ainda mais o acesso à água e a outros serviços básicos, inclusive ao abastecimento de itens da cesta básica”, relatou o parlamentar.
De acordo com o presidente da comunidade, Ezequiel Balieiro, e outros moradores que conversaram com o deputado, a principal reivindicação é a instalação de um sistema eficiente de abastecimento de água potável. Um único poço artesiano foi perfurado anos atrás, mas está inutilizado. Como consequência, a saúde da população tem sido afetada, especialmente pela má qualidade da água consumida.
“Água é vida, e a falta dela causa inúmeros problemas, desde prejuízos à saúde até o comprometimento da produção agrícola. Eles não conseguem plantar nem para subsistência porque não têm como irrigar. Estamos providenciando a documentação em Manaus para acionar os órgãos competentes, mas vejo a necessidade de uma ação mais enérgica em toda a região do Solimões. Essa será uma das minhas principais bandeiras no retorno das atividades legislativas”, concluiu o deputado.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc anuncia Castramóvel no bairro Novo Aleixo com castração e vacinação

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Educação no interior: Cabo Maciel defende escola cívico-militar e polo universitário em Santo Antônio do Matupi

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Audiência pública proposta por Sinésio discute regularização fundiária em Barcelos

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

‘Não é justo esperar meses por um direito básico’, alerta Mayra Dias sobre emissão de identidade no Amazonas

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca leis de sua autoria de valorização da vida e fortalecimento das políticas de saúde mental

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Parlamentares da Aleam debatem energia, infraestrutura, demandas do interior e declarações do presidente da Colômbia sobre legalização das drogas

10 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual