Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Em Tabatinga, Comandante Dan confirma o investimento das facções transnacionais nos crimes ambientais

15 de julho de 2025
Compartilhar

Na cidade de Tabatinga, distante 1.111 km de Manaus, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) se reuniu com as forças de segurança residentes no município e teve acesso a um estudo técnico sobre a dinâmica de atuação e as estratégias que o crime organizado se utiliza para avançar naquela região da tríplice fronteira. O estudo foi apresentado pelo tenente-coronel Herlon, Secretário Municipal de Segurança. O documento também propõe ações de implantação imediata para reverter o problema.
“Os conceitos do narcogarimpo e do narconegócio vieram à tona a partir dos alertas disparados pela polícia Federal e mostram a participação direta do crime organizado, das facções criminosas transnacionais, nos grandes crimes ambientais no Amazonas. Fico feliz em encontrar policiais de alto nível, como o tenente-coronel Herlon, atuando diretamente numa região tão conflituosa e tão ocupada pelo crime, como a faixa de fronteira. O documento que eles me propõem é tecnicamente irrepreensível e as proposta de solução se harmonizam perfeitamente com aquelas que já venho falando desde o início do mandato”, afirmou o deputado Comandante Dan.
Segundo relatos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a faixa de brasileira com Colômbia e Peru, conhecida como Tríplice Fronteira Amazônica, é um local de afluxo para a entrada de drogas e armas no Brasil. A ausência de uma presença mais expressiva e ostensiva da UNIÃO permite que facções criminosas atuem na região. Ainda de acordo com a CNM, informações coletadas com autoridades brasileiras apontam que 70% das drogas ilícitas que entram pela Amazônia passam pelo Município de Tabatinga (AM), que divide fronteiras com Leticia (Colômbia) e Santa Rosa do Javari (Peru). Naquela região, os rios são as rotas preferenciais do escoamento de cocaína e maconha para dentro do Brasil. Entre o Peru e o Brasil, o rio Solimões é o principal meio de locomoção. Através dele é possível, em alguns minutos, cruzar a fronteira de barco, sem grandes dificuldades. O mesmo vale para a fronteira seca com o lado colombiano.
Contudo, os especialistas em segurança pública apontam uma diversificação dos negócios do crime organizado, que investem dinheiro ilegal em atividades predatórias ao meio ambiente, desde extração de ouro à exploração da extração de madeira e pesca ilegal, além da atividade de grilagem. O assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, em junho de 2022, no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, trouxe à mídia a realidade dos narconegócios.
Integração efetiva das forças de segurança federal, estadual e municipal criando um centro integrado de comando e controle de fronteiras, instalação de 03 bases fluviais operacionais de segurança nos rios que percorrem essa região e investimento em tecnologia de ponta são algumas das soluções apontadas pelo estudo da secretaria municipal de segurança de Tabatinga e que convergem com as falas do deputado Dan Câmara, nome civil do Comandante Dan, desde o início do mandato. As dificuldades de efetivo, a precariedade de infraestrutura de instalações, de comunicação, de viaturas e a ausência de embarcações para poder efetuar um policiamento mais efetivo e preventivo são problemas apontados no relatório. As tropas de segurança dependem hoje de empréstimos de lanchas civis para poderem cumprir as missões, pois as existentes carecem de manutenção efetiva e gasolina.
Em sua atuação parlamentar, o Comandante Dan defende veementemente que a segurança pública do Amazonas passa obrigatoriamente pelo controle da faixa de fronteira internacional do Amazonas, especialmente a tríplice fronteira. Defendeu junto ao Ministério e à PF que o Centro de Cooperação policial Internacional (CCPI), instalado em junho de 2025 em Manaus, tivesse sede na cidade de Tabatinga. Outro pleito apresentado pelo deputado, que está em vias de se tornar um projeto real e efetivo, é a instalação do Centro Integrado de Coordenação de Operações na Faixa de Fronteira na cidade de Tabatinga, já em entendimentos com o Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da justiça, Mário Sarrubbo.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc anuncia Castramóvel no bairro Novo Aleixo com castração e vacinação

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Educação no interior: Cabo Maciel defende escola cívico-militar e polo universitário em Santo Antônio do Matupi

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Audiência pública proposta por Sinésio discute regularização fundiária em Barcelos

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

‘Não é justo esperar meses por um direito básico’, alerta Mayra Dias sobre emissão de identidade no Amazonas

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca leis de sua autoria de valorização da vida e fortalecimento das políticas de saúde mental

10 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Parlamentares da Aleam debatem energia, infraestrutura, demandas do interior e declarações do presidente da Colômbia sobre legalização das drogas

10 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual