A cerimônia foi realizada no Ceti João Carlos Pereira dos Santos e contou com a presença dos atletas de base de diversas modalidades
Fotos: Divulgação/SedelO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), deu início, na noite da última sexta-feira (21/02), as atividades do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no município de Tabatinga (1.108 quilômetros distantes de Manaus).
A solenidade ocorreu no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos e reuniu gestores locais, comunitários e atletas do Pelci.
“Estamos em Tabatinga para dar início a mais uma etapa do Pelci, acompanhando a renovação de talentos. Muitos que passaram pelo programa já ingressaram na universidade ou se tornaram grandes cidadãos, e agora temos uma nova geração, de 13 a 17 anos, pronta para seguir esse caminho. O propósito do Pelci é isse, oferecer oportunidades e formar cidadãos preparados para o futuro”, destacou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
Tabatinga foi o primeiro polo do interior do estado a receber um núcleo indígena do Pelci, que atualmente atende as comunidades de Umariaçu 1 e 2. Desde sua implantação no município, o programa já alcançou mais de 700 atletas com idade entre 7 e 17 anos, oferecendo modalidades como futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, jiu-jitsu e judô.
“Temos uma estrutura muito grande, como quadra de futsal profissional, piscina, campo de futebol, e o Pelci vem oferecer esse suporte, incluindo os projetos e proporcionando a comunidade o esporte com qualidade”, disse o gestor do Ceti, Fabiano da Silva.
A ação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a interiorização do esporte e a valorização das comunidades indígenas. A iniciativa tem como objetivo promover inclusão social e lazer, combater o sedentarismo e fortalecer o acesso ao esporte como ferramenta de transformação social, beneficiando crianças e jovens do polo no Alto Solimões.