O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) chegou na quarta-feira (23/7) à cidade de Tefé, no Médio Solimões, região também conhecida como triângulo Jutaí–Solimões–Juruá. Distante 523 quilômetros de Manaus, Tefé é o maior centro urbano de toda a calha do rio Solimões, com quase 80 mil habitantes, sendo superada em população apenas por Manacapuru. A passagem pelo município marca a metade do percurso da comitiva iniciada pelo parlamentar em Tabatinga, no dia 12 de julho.
Para o deputado, a escolha pela calha do Solimões foi natural e estratégica. “Considerando que a Região Metropolitana de Manaus concentra 65% da população do Amazonas, a escolha pela calha do Solimões era lógica, por ser a mais populosa, com mais de 750 mil habitantes. Até aqui, nossa comitiva já alcançou quase 400 mil cidadãos, ou seja, 10% da população do estado. Quando chegarmos a Iranduba, no dia 3 de agosto, teremos percorrido 21 municípios e atingido 17,5% dos amazonenses”, avaliou.
Comandante Dan fez um balanço das principais demandas identificadas.
“Quase tudo falta à nossa gente. Mas, ao priorizarmos, fica claro que o acesso à água potável e saneamento básico, a segurança pública e o estímulo ao trabalho e à geração de renda são os maiores desafios. A partir deles derivam as demais dificuldades. As prefeituras, mesmo com esforço, estão sobrecarregadas. Tive o prazer de conhecer gestores municipais comprometidos, mas há problemas que elas não conseguem enfrentar sozinhas, a segurança pública é, sem dúvida, um dos principais”,analisou.
Durante a passagem por Tefé, o parlamentar e membros da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social da Assembleia Legislativa constataram o abandono do posto policial que deveria atender aos bairros Abial, Colônia Ventura, Deus é Fiel e Conjunto Castanheira.
A unidade encontra-se fechada, com estrutura física deteriorada. Segundo os moradores, o posto conta com apenas dois policiais para atender toda a área.
O 3º Batalhão de Polícia Militar de Tefé também enfrenta dificuldades para atender a demanda, devido à escassez de efetivo e viaturas para patrulhamento e resposta a ocorrências. O avanço do crime organizado na região, especialmente o tráfico de drogas, é motivo de preocupação, com impactos inclusive na segurança da capital.
Comandante Dan visitou ainda a comunidade Aliança com Deus, formada por 120 famílias, onde ouviu os moradores e suas demandas. Também esteve na 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sendo recepcionado com honras militares pela tropa do General Almeida Junior. Conhecida como “Brigada das Missões”, a unidade é composta por batalhões e companhias especializadas, com atuação estratégica em áreas de difícil acesso.
Ao final do dia, o parlamentar realizou o seminário Cidadania Digna, ouvindo a população e lideranças locais.