As atividades no Ceti João dos Santos Braga, da parceria entre Sejusc e Secretaria de Educação, contemplam grupos de idosos do programa do Governo do Amazonas
FOTO: Ygson França/Sejusc
“Hoje é minha primeira vez na hidroginástica e eu estava muito ansiosa para vir”. O depoimento é da aposentada Josefa Fonseca, de 71 anos, que compõe os mais de 80 idosos que participaram da aula inaugural de hidroginástica no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, na zona norte de Manaus, na quinta-feira (14/11). A ação integra o programa “EnvelheSer 60+”, do Governo do Amazonas.
Fruto da parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a ação incorpora as atividades físicas, de bem-estar e lazer, disponibilizadas pelo programa para os 70 grupos de idosos do Amazonas, por meio do projeto “Idoso em Movimento”.
Ao todo, serão mais de 200 idosos beneficiados com a mudança, visto que foram descentralizadas as aulas do Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), na zona centro-sul de Manaus, onde aconteciam semanalmente. Agora, os grupos da zona norte terão maior facilidade de deslocamento para participar da iniciativa.
FOTO: Ygson França/Sejusc
“Eu achei maravilhoso porque temos que sair mais de casa e eu gosto de fazer as aulas, eu creio que venho sempre. Na minha idade temos que sair, interagir com outras pessoas, porque em casa eu só vejo televisão e vou dormir. Agora eu tenho certeza que a hidroginástica vai fazer muito bem, não só para mim, mas para todas as minhas amigas”, avaliou Josefa.
Apoio familiar
Para a filha de Josefa, a empresária Maria Leonilia Fonseca, 44, ver a mãe participar do grupo “Filhos de Luz”, do Cidade Nova, é um incentivo para o cuidado físico e mental.
FOTOS: Ygson França/Sejusc“Está sendo ótimo para a saúde dela, para o bem-estar não só físico como mental, pois ela está tendo um convívio social com outras pessoas da mesma idade, trocando experiências. É bom até mesmo para sair do sedentarismo, pois minha mãe está viúva há dois anos e estava muito dentro de casa, um pouco triste, e participar do grupo fez muito bem para ela”, comentou Maria.
De acordo com a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a iniciativa é uma determinação do Governo do Amazonas para garantir os direitos da pessoa idosa no estado.
FOTO: Ygson França/Sejusc
“A atividade física é de extrema importância, principalmente para o público idoso em si. Os nossos idosos vinculados à Sejusc são ativos, fazem atividades e participam de todas as pautas vinculadas ao Estado. É uma forma do Governo do Amazonas garantir os direitos da população idosa, o direito à saúde, o direito a ser bem atendido pelo nosso estado”, reforçou a secretária.