Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Equipe da Semsa atua na escola de samba A Grande Família com ações de prevenção ao HIV/Aids

9 de dezembro de 2024
Compartilhar

Uma equipe de 25 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, e da Organização da Sociedade Civil (OSC) Aids Healthcare Foundation, realizaram, na noite de domingo, 8/12, uma ação da campanha “Dezembro Vermelho”, no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRCES) A Grande Família, na zona Leste da cidade.

Realizada com objetivo de sensibilizar a sociedade para a luta contra o vírus HIV e a Aids, a campanha tem promovido a intensificação das ações de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com reforço na oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C, distribuição de autotestes de HIV, de gel lubrificante, de preservativos masculinos (externos) e femininos (internos) e material educativo.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, assistente social Thayná Saraiva, uma das estratégias da campanha é a realização de ações nas sedes das escolas de samba em Manaus, quando é possível atingir um maior número de pessoas.

“A intenção é encontrar novas formas para atingir um público maior, não somente os usuários dos serviços dentro das Unidades de Saúde. Os profissionais da Semsa já realizam as atividades na rotina de atendimento, mas é importante aproveitar a campanha para ampliar as possibilidades de acesso às informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e os serviços que existem na rede de saúde para o atendimento às pessoas que vivem com HIV”, destacou Thayná.

Durante a ação, a Semsa realizou a distribuição de 5.760 preservativos masculinos e 300 femininos, 120 autotestes de HIV e 600 folders educativos.

Thayná Saraiva destaca ainda a importância da realização do teste rápido para HIV, disponível em 206 Unidades de Saúde da rede municipal, para que haja um diagnóstico precoce e que o paciente receba o tratamento que pode tornar o vírus indetectável no organismo.

“Quando o vírus fica indetectável, representa zero risco de transmissão, além de aumentar o tempo e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, reduzindo as internações, infecções por doenças oportunistas ou risco de desenvolvimento da Aids”, alertou.

O teste rápido deve ser realizado periodicamente, recomendado especialmente para pessoas que tenham passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem uso de preservativos ou compartilhado seringas. O exame não exige estrutura laboratorial, é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo do paciente. O resultado é obtido em 30 minutos.

A população de Manaus também pode ter acesso ao autoteste para HIV, que está disponível em quatro Unidades de Saúde com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE/HIV) e em oitos Unidades de Saúde que oferecem o manejo clínico para pessoas vivendo com HIV.

“A pessoa pode ir até um desses serviços e pegar o autoteste para realizar o exame em casa. O teste utiliza uma amostra de fluido oral e as orientações estão disponíveis na bula da caixa do produto, com o resultado obtido em 30 minutos”, informa Thayná.

A lista com as Unidades de Saúde está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br). 

Infecção

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

No período de janeiro a novembro deste ano, Manaus registrou 1.294 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade e 346 casos de Aids.

— — —Texto – Eurivânia Galúcio / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida anuncia entrega de novas USFs porte 4 para abril

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus fiscaliza quase 600 motocicletas na operação conjunta ‘Cavalo de Aço’

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida vistoria construção da nova sede do Implurb

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual