A escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), inicia a semana de 18 a 23 de agosto com programação voltada à formação cidadã, educação política e inclusão digital.
As atividades contemplam servidores da Casa, estudantes da REDE pública e privada, além de jovens da região metropolitana de Manaus.
Regimento Interno
A programação começa nesta segunda-feira (18/8) com o curso de Regimento Interno, ministrado pelo servidor e instrutor Rogério Oliveira. O curso será realizado até sexta-feira (22/8), sempre das 14h às 17h, na sala 01 da escola do Legislativo.
Voltado para servidores, estagiários e demais interessados no funcionamento da Casa Legislativa, o curso tem como objetivo apresentar e discutir as normas que regem os procedimentos internos da Aleam, como tramitação de projetos, funcionamento das comissões, sessões plenárias e atribuições dos parlamentares.
“A capacitação busca fortalecer o conhecimento institucional e promover maior transparência e eficiência no trabalho legislativo”, explica o instrutor Rogério.
Parlamento Jovem
Ao longo da semana, a escola do Legislativo também recebe visitas de estudantes das escolas Sesc (18/8), Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Pessoa (19/8), escola Estadual Ruy Araújo (20/8), escola Estadual professor Cleomenes do Carmo Chaves (20/8) e escola Estadual Ângelo Ramazotti (21/8).
Os alunos participam do Programa Parlamento Jovem (PPJ), iniciativa que simula o processo legislativo e promove a formação política e cidadã de adolescentes do ensino médio.
“O Parlamento Jovem busca aproximar o Legislativo da população. Antes de iniciarmos qualquer atividade, promovemos uma palestra sobre educação cidadã, explicando aos alunos seus direitos, deveres e a importância do conhecimento sobre os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”, destacou a coordenadora do PPJ, Cassandra Serejo.
Durante as visitas, os estudantes conhecerão as instalações da Aleam, participarão de palestras sobre o papel do Legislativo e realizarão as eleições para escolha de seus representantes no Parlamento Jovem. Os eleitos irão compor a legislatura estudantil que será instalada no final de setembro, com sessões simuladas, apresentação de projetos e debates sobre temas relevantes para a juventude amazonense.
Inclusão digital e profissionalização
Encerrando a semana, no sábado (23/8), acontece mais uma edição do Programa FIKDIK: Tecnologia, trabalho e educação em REDE de inclusão social e Digital de Qualidade Profissional para adolescentes e jovens.
A iniciativa é promovida pelo gabinete da deputada Alessandra Campelo (Podemos) e tem como foco a capacitação de jovens da região metropolitana de Manaus em áreas ligadas à tecnologia, empreendedorismo e Cidadania digital.