Durante as celebrações do aniversário de 19 anos da Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) acontecerá a institucionalização dos programas “Educando pela Cultura” e “Educando pelo Amazonas”, além do lançamento do Selo Comemorativo de 20 anos da Escola e a criação do núcleo de Educação em Direitos Humanos.
Serão dois dias de comemoração. No dia 28 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Convivência da Escola do Legislativo acontece a cerimônia de institucionalização dos programas “Educando pela Cultura” e “Educando pelo Amazonas” e a criação do Núcleo de Educação em Direitos Humanos. Também será lançado o Selo Comemorativo de 20 anos da Escola, seguido do “Parabéns a você” e encerrando com coquetel e música ao vivo. Já no dia 29 de novembro, a partir das 9h, acontecerá culto ecumênico, no auditório Senador João Bosco.
O diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, falou da satisfação de fazer parte da Escola nesse momento tão significativo.
“É muito gratificante ter a oportunidade de estar à frente da Escola do Legislativo, que está prestes a comemorar 20 anos, e apresenta êxito, com trabalhos premiados e contribuindo com a formação dos servidores públicos e da comunidade em geral, assim como dos nossos estudantes, tanto da capital quanto do interior do Amazonas. Isso é de suma importância para nós, enquanto Escola do Legislativo. Tudo só é possível graças ao engajamento e preparo da nossa equipe que conta sempre com o apoio do presidente Roberto Cidade”, afirmou.
Educando pela Cultura e Educando pelo Amazonas
Com sete anos de existência, o programa “Educando pela Cultura” aguardava ser institucionalizado. Ele trata temas de forma lúdica e cultural, o que facilita o aprendizado dos estudantes.
Enquanto, o “Educando pelo Amazonas” leva aos municípios a discussão de temas centrais como cidadania, direitos humanos, saúde mental, segurança pública.
“São apelos de aprendizado para o convívio social, que é extremamente necessário, já que existe uma dificuldade de socialização entre as pessoas e é importante que passem a conhecer não só os seus direitos como os seus deveres também”, explicou a coordenadora dos dois programas, Jacy Braga.
Ela explicou a diferença que a institucionalização fará na execução dos programas. “É importante que os programas sejam institucionalizados porque, assim, passam a fazer parte das atividades da Escola e da Assembleia, independente de quem possa estar à frente da Escola no futuro. É uma garantia de continuidade passamos a ter como referência como programas fixos da Casa”, explicou.
Criação
A Escola do Legislativo foi criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29/11/2005 com a finalidade de promover a capacitação de servidores públicos do Estado, na gestão do então presidente, deputado Belarmino Lins, com o objetivo de oferecer capacitação técnico-profissional aos servidores e incentivar à reflexão, produção e disseminação de conhecimentos sobre as práticas legislativas, colaborando à interação entre a Assembleia Legislativa e os variados segmentos da sociedade.