Alunos da EE Balbina Mestrinho tiveram oportunidade de produzir livretos próprios durante a ação
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Nesta quinta-feira (22/08), alunos da Escola Estadual (EE) Balbina Mestrinho, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, participaram de uma roda de conversa com a jornalista e escritora Leyla Leong. Na ocasião, os estudantes puderam expor as produções textuais e artísticas, inspiradas na obra “Essa tal de natureza”.
O evento integra a programação da “1ª Semana Literária” da unidade escolar, que iniciou em 19 de agosto, quando os alunos do Ensino Fundamental 1 fizeram a leitura da obra escolhida e, em seguida, produziram desenhos e livretos inspirados na história.
“Esse projeto foi pensando no sentido de trazer a literatura para o cotidiano das nossas crianças, para eles terem um acesso maior a autores amazonenses. Nós vivemos em um momento em que o mundo é uma selva de pedra e eles estão perdendo esse contato com a natureza”, esclareceu a diretora da escola, Jeane Idalgo.
Para a escritora Leyla Leong, que conta com uma trajetória única na literatura amazonense, é sempre surpreendente visitar escolas e conversar com os alunos sobre literatura e meio ambiente. Segundo ela, os momentos são gratificantes e demonstram que o exemplo inspira.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Você imagina que a minha presença e meu livro, vai encaminhar uma pessoa na vida. É uma pessoa que, por meio do assunto que eu abordo no meu livro, é um protetor da natureza, é alguém que vai tentar barrar essa destruição que estamos vivendo, com essa fumaça, com as queimadas”, comentou a autora.
Concurso literário
Além da exposição de desenhos e livretos, os estudantes também participaram de um concurso literário. O vencedor, Henry Levy Ramos, de 9 anos, foi convidado a participar de uma sessão de autógrafos, em que assinou algumas edições de seu livreto “Paz – a Natureza” para os colegas de turma.
“Eu escrevi sobre a natureza, porque nós temos que proteger a natureza para não queimarem e cortarem as árvores. As árvores e as folhas fazem parte do nosso meio ambiente e temos que proteger. Eu achei muito legal que a Leyla Leong escreveu esse livro”, declarou o jovem.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarEssa tal de natureza
Publicado em fevereiro de 2010, o livro infantil “Essa tal de natureza” trabalha a educação ambiental, abordando a necessidade de preservar e cuidar do planeta. Com uma linguagem simples, trata de temas complexos, como a ignorância e a irresponsabilidade dos seres humanos com o meio ambiente. Leong busca conscientizar e despertar nos jovens leitores uma nova atitude em relação à natureza.