Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Estudantes assumem mandatos simbólicos na Aleam e vivenciam rotina como deputados no Parlamento Jovem 2025

18 de setembro de 2025
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) viveu, nesta quinta-feira (18/9), um momento especial com a posse dos 24 estudantes eleitos para a 17ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ 2025) e a escolha da nova Mesa Diretora. A cerimônia, realizada no plenário Ruy Araújo, marcou o início oficial de duas semanas em que os jovens terão a oportunidade de experimentar, na prática, a rotina de um mandato parlamentar.
Sob a coordenação da Gerência de educação Cidadã da escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC), o Parlamento Jovem já recebeu, ao longo de 17 anos, cerca de 720 estudantes.
O evento foi aberto pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), que destacou a relevância da iniciativa.
“Os jovens que estão aqui hoje aceitaram o desafio de vir para a Casa do Povo e entender o papel do deputado estadual. Esse é um projeto lindo, do qual tenho muito orgulho de participar enquanto presidente, porque precisamos orientar nossos jovens. É motivo de grande satisfação ver que, a cada ano, o Parlamento Jovem agrega mais adolescentes e fortalece a consciência cidadã, ajudando a formar jovens cada vez mais integrados com a democracia do nosso país”, afirmou.
Na sequência, Cidade passou a presidência à jovem parlamentar Késia Nascimento de Abreu Leal, presidente provisória da Mesa Diretora, que conduziu a posse dos novos deputados jovens após a eleição. A Chapa 1 foi a vencedora, com 16 votos, contra 8 da Chapa 2.
O NOVO presidente do PPJ 2025, Ronald Cecílio Quintelo dos Santos, destacou o aprendizado proporcionado pelo programa.
“O Parlamento Jovem também é um espaço de conhecimento, e minha experiência confirma isso. Foi uma jornada acolhedora, onde adquiri percepções que dificilmente teria em outro lugar”, declarou.
A Mesa Diretora eleita ficou composta por Ronald Cecílio Quintelo dos Santos (presidente), Luiz Henrique Monteles Ferreira (vice-presidente), Cecília Sá da Silva Lopes (1ª secretária) e Kevin William Prestes Lima (2º secretário).
Representando a Chapa 2, Beatriz Alexsandra Queiroz Ribeiro ressaltou a importância do protagonismo juvenil.
“A juventude é forte e corajosa. Não nos falta vontade. O que falta, colegas, é espaço. E este espaço que a lei nos concedeu, estas duas semanas de imersão, são preciosas. Que o plenário e todas as nossas instituições sejam permeados pela força de vontade da juventude”, defendeu.
A solenidade também contou com a participação das deputadas Joana Darc (UNIÃO Brasil) e Alessandra Campelo (Podemos), que reforçaram a importância da perseverança, e dos deputados Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (PRD) e Dr. Gomes (Podemos), que destacaram o PPJ como ferramenta de educação política e aproximação dos jovens com o Poder Legislativo.
Entre os convidados estiveram a secretária-executiva adjunta do interior da SEDUC, Ana Maria Araújo de Freitas; o vereador Aldenor pontes, representando a Câmara Municipal de Manaus; o diretor da escola do Legislativo, professor Jander Lasmar; Lara Fernandes Matos, representando a escola do Legislativo da Câmara de Manaus; o aluno-vereador jovem Luís Felipe, presidente do Parlamento Jovem 2025 de Itacoatiara, além de familiares e amigos dos participantes.
Sobre o Parlamento Jovem
Criado em 2008, no Amazonas, pela Resolução Legislativa nº 375/2005, em parceria com a SEDUC, o Parlamento Jovem já diplomou 720 estudantes em todo o Estado.
O objetivo do programa é aproximar a juventude do Poder Legislativo, oferecendo vivência prática do processo democrático e incentivando a formação cidadã.
Deputados jovens e suas respectivas escolas: 
Ynanni Fernanda Sarmento da Silva – escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira
Luiz Samuel Costa Buzaglo – escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo
Kevin William Prestes Lima – Colégio Amazonense Dom Pedro II
Maria Eduarda Moura – escola Estadual Nossa Senhora Aparecida
Ester de Souza Messias – escola Estadual Antogildo Pascoal Viana
Ana Clara Ferreira Machado – escola Estadual Senador Petrônio Portella
Gercivaldo Emmanuel Marinho de Souza – escola Estadual São Luiz de Gonzaga
Keren Evellyne Lemos Soares – escola Estadual Antônio Bittencourt
Luiz Henrique Monteles Ferreira – escola Estadual Padre Pedro Gislandy
Letícia Eduarda Souza da Costa – escola Estadual professor Octávio Mourão
Carlos Eduardo Brasil – escola Estadual professora Ondina de Paula Ribeiro
Ronald Cecílio Quintelo dos Santos – CETI Arthur Virgílio Filho
Luis Felipe Neves de Oliveira – escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo
Sanielly Oliveira Cid – escola Estadual professora Diana Pinheiro
Enzo Santos do Nascimento – CETI Gilberto Mestrinho
Letícia Cavalcante de Souza Rocha – Centro de educação José Roberto Tadros (Sesc)
Claudius D’Artagnan Cruz dos Santos – CETI Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo
Talyson Vitor Sales da Encarnação – escola Estadual professor Cleomenes do Carmo Chaves
Kézia Nascimento de Abreu Leal – escola Estadual Ângelo Ramazzotti
Miryan Vitória Carvalho da Silva – escola Estadual Padre Luiz Ruas
Maria Eduarda Alves Vasconcelos – escola Estadual Cel. Pedro Câmara
Maria Vitória da Silva e Silva – escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza
Mikaella da Silva Bulcão – escola Estadual Ruy Araújo
Isabella Teixeira da Silva – escola Estadual Engenheiro Arthur Soares Amorim

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca papel da juventude na construção da democracia, durante posse do Parlamento Jovem 2025

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Frempeei promove ação voltada aos artesãos na Assembleia Legislativa

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Projetos de Lei sobre capacitação de enfermeiros empreendedores e apoio financeiro a mulheres vítimas de violência tramitam na Aleam

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas inova no ‘Setembro Amarelo’ com painel interativo para saúde mental de servidores

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Apoiado por parlamentares, Wilker Barreto propõe emenda parlamentar para que a isenção do IPVA alcance todas as pessoas com deficiência

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Projeto de Lei do deputado Comandante Dan pretende acabar com revistas vexatórias no Amazonas

18 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual