Encontro reúne especialistas e lideranças para discutir economia criativa, diversidade e desenvolvimento sustentável na Região Norte
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
Neste sábado (16/08), Manaus será palco do INC – Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia, um projeto que coloca o setor cultural no centro da regeneração econômica e social da Região Norte. O evento gratuito acontece das 13h às 16h, no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, localizado na rua Bernardo Ramos, 97, Centro de Manaus.
O evento integra a agenda cultural contemplada pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas e do Ministério da Cultura.
Voltado para fortalecer a economia criativa LGBTQIAPN+, o festival propõe debates e trocas de experiências com especialistas e lideranças, reforçando o papel da cultura como motor de desenvolvimento e inclusão.
Nesta primeira etapa, o INC traz quatro painéis temáticos:
Painel 1 – economia criativa: com Ravi Veiga, caboclo transmasculine, DJ, gestor e produtor cultural com mais de 15 anos de atuação em Manaus. Especialista em gestão cultural e pesquisador da Indústria Criativa LGBTQIA+ no Amazonas, Ravi é fundador da Casa Duda LGBTQIA+ da Amazônia e mestrando em economia e Política da Cultura pela UFRGS.
Painel 2 – Plano de Negócios para Produtos Criativos e Culturais LGBTQIA+: ministrado por Rodrigo Freitas, analista de Planejamento da SEDECTI, professor universitário, especialista em Planejamento e Orçamento Governamental e MBA em Gestão de Projetos.
Painel 3 – economia criativa e Solidária no Quilombo Urbano de São Benedito: com Keilah Fonseca, mulher negra quilombola, presidenta da Associação Crioulas do Quilombo de São Benedito, conselheira na CEPPIR e coordenadora da CONAQ.
Painel 4 – economia criativa e Solidária Indígena: com Joel Michiles, comunicador indígena Sateré-Mawé, integrante da REDE de Jovens Comunicadores da Makira-E’ta e representante da COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
O INC – Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia é mais do que um encontro cultural: é um espaço de diálogo sobre oportunidades econômicas, protagonismo e a valorização das identidades e saberes da região, integrando diversidade, sustentabilidade e inovação.
O post Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.