Lugar conta com serviços de inclusão e acessibilidade nas três noites de evento
Fotos: Amanda Postigo/SEPcDUm local que possibilita a todos viver uma experiência memorável. Essa é a frase que resume o Espaço Acessível no 27º Festival de Cirandas de Manacapuru. Coordenado pela pela Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD), o lugar reservado recebeu 30 pessoas com deficiência e acompanhantes no primeiro dia de festa, na sexta-feira (29/08), no Cirandódromo, Parque do Ingá.
Torcedoras da Guerreiros Mura, a dona de casa Rosângela Ramos, de 45 anos, e sua filha Dayane Silva, de 10 anos, puderam aproveitar o espetáculo no Espaço Acessível.
Pelo segundo ano, a mãe atípica agradeceu pelo local reservado e reforçou que a filha não conseguiria assistir a apresentação em outro lugar, pois é uma criança com hidrocefalia em cadeira de rodas, mas que no espaço ela tem a oportunidade de ver a apresentação juntas. “Eu cheguei aqui no Parque do Ingá, fizeram nossa inscrição e nós pudemos entrar no espaço. Aqui está muito bom, se não fosse pelo espaço ela não ia conseguir assistir e aqui ela está bem, segura”, disse.
Fotos: Amanda Postigo/SEPcDCoordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD), com apoio da Secretaria de Cultura e economia criativa, o espaço inclusivo reservado para as pessoas com deficiência (PcDs) contou com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, além de hidratação, banheiro adaptado e equipe multiprofissional disponível durante toda a noite.
Em meio à arquibancada do Cirandódromo, o Espaço contempla 15 PcDs, com direito a um acompanhante, por noite. Sem credenciamento prévio, a pessoa busca as equipes da SEPcD ou de Cultura na entrada do Parque do Ingá para poder ser encaminhada ao local e assistir as apresentações das cirandas.
De acordo com a titular da SEPcD, Selma Banes, a primeira noite teve as vagas rapidamente esgotadas, contemplando 30 pessoas no local e garantindo inclusão e acessibilidade para o público PcD. “O primeiro dia foi um sucesso e estaremos à postos nos demais dias, prontos para atender ao público. A expectativa é que 90 pessoas com deficiência e acompanhantes venham assistir às apresentações das cirandas durante o 27º Festival de Cirandas de Manacapuru”, pontou.
Fotos: Amanda Postigo/SEPcDAcessibilidade
O Espaço Acessível é assegurado por lei e está presente em todos os eventos do Governo do Amazonas.
O recurso de audiodescrição começou a fazer parte dos eventos culturais do estado desde 2008, durante o Festival Amazonas de Ópera, no Teatro Amazonas. Em Manaus, os espaços que recebem espetáculos culturais estão adaptados às pessoas com deficiência. Assim como o Festival Folclórico de Parintins, o de cirandas de Manacapuru entra na relação de eventos nos municípios que potencializam os direitos aos PcDs.
O post Festival de Ciranda 2025: Pessoas com Deficiência acompanham o evento no Espaço Acessível do Cirandódromo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.