Evento promovido pelo Governo do Amazonas reúne oficinas criativas, lendas amazônicas e interação familiar no Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO Festival de Férias, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, teve início neste sábado (05/07), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul de Manaus, com uma manhã repleta de atividades lúdicas, educativas e interativas voltadas para o público infantil e familiar.
Durante toda a manhã, os visitantes participaram de uma programação especial que reuniu contação de histórias, visita guiada com personagens do lendário amazônico e um bate-papo com oficina sobre criatividade e empreendedorismo. As ações encantaram crianças e adultos, promovendo a valorização da cultura regional e o estímulo à imaginação e ao aprendizado.
A visita guiada ganhou vida com personagens das lendas amazônicas, como o Curupira, a Iara e o Boto, que conduziram as crianças pelos espaços do centro cultural, misturando ficção e conhecimento sobre o folclore amazônico. A experiência encantou os pequenos e ajudou a reforçar o pertencimento cultural desde a infância.
Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaA oficina “Empreender com Criatividade” trouxe uma abordagem lúdica sobre a importância da economia criativa, incentivando crianças e jovens a explorarem seus talentos artísticos e ideias de forma empreendedora. Os pais e educadores também participaram do bate-papo, destacando o potencial das expressões culturais como caminho de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Segundo o coordenador artístico do setor de arte e educação da Secretaria de Cultura, Baldoino Leite, a proposta do Festival de Férias é unir diversão com formação cultural.
“O intuito do festival é trazer uma ocupação para as crianças nesse período de férias. E é essa ocupação com muita qualidade, aproximando dos nossos equipamentos culturais, de atividades artísticas, apresentações, inclusive do próprio artista, para que ele seja conhecido pelas crianças e famílias. A cada edição, a gente tenta inovar”, afirmou o coordenador.
Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Sobre a oficina de economia criativa, Baldoino explica que o tema foi introduzido de forma leve, adaptada ao universo infantil: “É um grande diferencial desta edição. A gente quer mostrar para as crianças que a arte e a cultura fazem parte da economia e podem ser sustentáveis. Esse link é apresentado de forma lúdica e acessível para toda a família”.
A manhã foi encerrada com um momento de fotos, registrando os trabalhos feitos nas oficinas e celebrou a coletividade e interação entres os participantes. O Festival de Férias segue até o dia 13 de julho.
Edilane Damasceno, mãe da pequena Maria Fernanda, acompanha o festival, há três anos, e destaca os impactos positivos do projeto. “Esse é o terceiro ano consecutivo que a minha filha participa. É muito recreativo e educativo, não só para as crianças, mas para os pais também. Por exemplo, eu não conhecia o Palácio da Província nem o Palácio Rio Negro, e tive essa experiência. Ela adora as brincadeiras, e a equipe é maravilhosa, superatenciosa”, contou.
Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaProgramação
8 de julho – Palacete Provincial
Atividades: Oficinas criativas e intervenções artísticas com projetos de extensão
Horário: 13h30 às 16h
Inscrições: https://forms.office.com/r/YLKWAbVU3k
10 de julho – Centro Cultural Palácio Rio Negro
Atividades: Oficinas criativas e intervenções artísticas com projetos de extensão
Horário: 13h30h às 16h
Inscrições: https://forms.office.com/r/YcTciGV0xv
13 de julho – Parque Rio Negro
Atividades: Contação de histórias, apresentação circense, show musical com fanfarra, brincadeiras e oficinas, Mania de ler e MovCEU
Horário: 16h às 20h
Sem necessidade de inscrição
O post Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.