Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival de Parintins 2024: Apaixonados por boi-bumbá não perdem as apresentações mesmo morando no exterior

30 de junho de 2024
Compartilhar

Não importa se moram nos EUA, em Portugal ou na Inglaterra, amantes do boi-bumbá fazem do Festival de Parintins um acontecimento onde quer que estejam

Foto: Divulgação/Acervo pessoal

Eles saíram do Amazonas, mas o Amazonas não saiu deles. E junto com o Amazonas, eles levaram consigo sua principal manifestação folclórica: o Festival de Parintins. Mesmo a milhares de quilômetros de distância de Parintins, eles não perdem um festival. E fazem das três noites de apresentação de Caprichoso e Garantido um acontecimento onde quer que estejam.

Realizado anualmente pelo Governo do Amazonas e pela Secretaria de Cultura e economia criativa, que operacionalizam toda a estrutura de Bumbódromo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para que Caprichoso e Garantido apresentem seus espetáculos folclóricos, o Festival de Parintins é acompanhado remotamente por milhares de pessoas ao redor do mundo.

professor na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, o amazonense Rino Soares mora na Inglaterra há 23 anos. Ele foi a Parintins, pela primeira vez, no final dos anos 80. E não esconde que pretende voltar a assistir ao festival ao vivo, em Parintins.

Foto: Divulgação/Acervo pessoal

“É óbvio que quero voltar a Parintins e quero levar mais amigos daqui para conhecer a nossa cultura e região. Em 2006, levei uma amiga e até hoje ela fala nisso e não se esquece da festa”, conta.

Para o professor universitário, ter a oportunidade de assistir à festa de Parintins de tão longe, em casa, pela internet e em alta definição, é emocionante. “Me traz para mais perto da minha terra, da minha gente e da Amazônia que eu tanto sinto falta. Aquece o coração e traz alegria para o emigrante amazonense. Faz lembrar que ser do Amazonas é muito bom”, declara.

Vontade de estar em Parintins

Morando em Portugal há sete anos, Danielle Paiva também não perde uma noite do Festival de Parintins. A médica amazonense afirma que já esteve em Parintins para assistir ao festival pelo menos cinco vezes e pretende voltar. “Assistir de tão longe é sempre difícil, sempre dá vontade de estar lá. Tenho vontade de levar o meu filhote, que veio com dois meses e nunca mais voltou ao Brasil”, diz Danielle.

A médica costuma assistir ao festival com seu marido, que também é amazonense. “Sempre falo do nosso festival para todos os portugueses. Já fiz uma apresentação do boi na escola do meu filho, e eles cantam ‘Vermelho’ e ‘Tic, Tic Tac’ nas festas aqui”, relata.

Foto: Divulgação/Acervo pessoal

Festa com os amigos

A empresária Carol Coronel Argenta mora no sul da Flórida, em Pembroke Pines (próximo a Miami), há nove anos. “Sou de família gaúcha, nascida em Manaus e apaixonada pelo boi”, declara. “Meu marido já fez parte da batucada. Fomos uns cinco anos seguidos para o festival e não vejo a hora de poder voltar”, diz.

A empresária afirma que não perde a transmissão do Festival de Parintins desde 2008, quando ela e o marido pararam de vir a Parintins. “Hoje (sábado, 29/06), especialmente, temos um grupo de amigos reunidos para assistir à segunda noite”, conta.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima entrega equipamentos que vão beneficiar 55 mil pescadores e anuncia crédito para a categoria

26 de agosto de 2025
Amazonas

Esporotricose: Amazonas atualiza cenário da doença em humana e animal, nesta terça-feira

26 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas realiza Operação para fiscalizar estradas durante o fim de semana

26 de agosto de 2025
Amazonas

FVS-RCP promove simpósio para fortalecer diagnóstico laboratorial da tuberculose no Amazonas

26 de agosto de 2025
Amazonas

População destaca importância do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

26 de agosto de 2025
Amazonas

Câmara de Resolução de Conflitos da PGE-AM passa a atender mediante agendamento prévio no site da instituição

26 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual