Eventos gratuitos são realizados nos espaços mantidos pelo Governo do Estado
FOTO: David Martins e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A programação da agenda cultural desta semana oferece uma imersão na cultura local da cidade, com eventos para toda a família. De segunda a sexta-feira (07 a 11/10) os espaços do Governo do Amazonas, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vão receber uma diversidade de atrações que irão contagiar a todos.
A agenda conta com palestras voltadas para o empreendedorismo e seminários que exploram as diversas vozes e narrativas da Amazônia ao redor do mundo. Além de atividades motivacionais cinematográficas, com a exibição de curta-metragens produzidas por artistas locais. O festival de teatro da Amazônia, por sua vez, traz uma programação repleta de espetáculos que prometem encantar o público, apresentando o melhor da cena teatral local e nacional.
Empreendedorismo
FOTO: David Martins e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta segunda-feira (07/10), das 17h às 20h, o Centro Cultural Palacete Provincial recebe a palestra “Do 0 ao empreendedorismo cultural”. Com o objetivo de disciplinar e orientar sobre o empreendedorismo local, o evento busca incentivar e informar sobre as bases iniciais para começar a empreender na área da cultura. O evento com classificação indicativa de 18 anos, ocorre no Auditório Coronel Pedro Henrique Cordeiro Júnior. A entrada é franca.
Festival de Teatro da Amazônia
A 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) segue com sua programação de espetáculos até o dia 13 de outubro, em espaços culturais como Teatro Icbeu, Casa Barravento, Paço Municipal Praça Dom Pedro, Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Gebes Medeiros, Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Teatro da Instalação, Buia Teatro, Ponte dos Bilhares e Largo de São Sebastião. Todas as atividades têm acesso gratuito.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
Amazonas Artes Visuais
Na quinta e sexta-feira (10 e 11/10), o Centro Cultural Palacete Provincial sediará o seminário “Amazonas Artes Visuais 2024: Diversas Naturezas”, com coordenação e curadoria de Cristóvão Coutinho.
Na quinta-feira, a programação acontece de 9h às 15h30 e na sexta-feira de 9h às 17h30. O evento conta com palestras, performances e discussões sobre as Artes Visuais Amazonenses e a natureza, com entrada livre para todos os públicos.
O “Seminário de Artes Visuais – Diversas Naturezas” é organizado pelo Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, em parceria com a Central de Arte e Educação e terá a participação de oito palestrantes, quatro nacionais e quatro locais, no auditório do Palacete Provincial, com direito a atração musical.
Um encontro em Manaus, no Norte do Brasil, entre autores na produção de artes visuais proporciona conhecimentos e possibilita interações presenciais, com o indicativo de estreitamento e conhecimentos de vozes e narrativas diversas das Amazônias no mundo.
Capoeira
FOTO: David Martins e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Na quinta e sexta-feira (10 e 11/10), acontece também o “2º Mestras do Saber e Mandinga”, realizado por Ivenir Pereira da Silva. Na quinta, o evento acontece na sede da Associação Cultural Ubuntus Capoeira, situado na rua Dorothea Lange, 14, bairro Parque 10 de Novembro. E na sexta, ocorre no Largo de São Sebastião. O encerramento acontece no sábado, na Sede da Associação Cultural Ubuntus.
O encontro é realizado e liderado por mestras de capoeira, nesse movimento de protagonismo feminino, o evento conta com a presença da Mestra Jo, de Petrolina de Pernambuco; Mestra Sabrina, do Espírito Santo que lidera iniciativas poderosas como o Movimento Dandara Viva Capoeira e o Coletivo Zacimba Gaba; e para fortalecer ainda mais o movimento da força das mulheres, a Professora de Capoeira Neth Açaí, de Belém do Pará, integrante do movimento capoeira mulher, que irá integrar o encontro com toda força daquelas que amam a capoeira e carimbó.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Associação Cultural Ubuntus. O Evento é aberto e gratuito para públicos de todos os gêneros, capoeiristas e não capoeiristas.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) ou através do Instagram oficial do evento @associacao.ubuntussede.
Atividade Cinematográfica
FOTO: David Martins e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Cineteatro Guarany será o palco da “Atividade Motivacional Cinematográfica: Novos Artistas em Cena”, marcada para ocorrer na sexta-feira (11/10), a partir das 18h30. O evento representa a culminância de um processo de aprendizado que uniu teoria e prática na linguagem cinematográfica, promovendo o desenvolvimento artístico dos alunos participantes, todos estreantes na sétima arte.
Com entrada gratuita, o público poderá assistir aos curtas-metragens de alunos que exploraram diversas temáticas e estilos. Entre os filmes exibidos, destacam-se: “O Ataque da Viúva”, dirigido por Carla Cristina; “Depressão”, sob a direção de Rylla Santos; “Os Encontros”, de Tobias J. Batista; e os trabalhos de Schaydson Souza: “Rotina Vermelha” e “Todas as Vozes”. Também estão na programação “A Angústia da Solidão”, de Raul Souzza; “A Amizade Perigosa”, dirigido por Ericles Henrique; e “Nannie”, sob a direção de Hebrom Campos.
Essa atividade é o resultado das aulas ministradas pelo artista e instrutor Wander Luis, que capacitou alunos e iniciantes ao longo de um ciclo de oficinas realizado no Cineteatro Guarany entre setembro e novembro de 2023 e de maio a julho de 2024, com o apoio do Setor de Difusão Cultural.
Endereços:
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);Centro Cultural Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro;Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro.