Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas tem noite marcada por fé, resistência e memória ancestral

19 de julho de 2025
Festival Folclórico do Amazonas tem noite marcada por fé, resistência e memória ancestral
Compartilhar

O público viveu mais uma noite de celebração que uniu tradição, espiritualidade e encantamento popular

FOTOS: Aguilar Abecassis/ Secretaria de Cultura e economia CriativaCom apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, a sétima noite do Festival Folclórico do Amazonas, na sexta-feira (18/07), foi marcada por uma sucessão de espetáculos que atravessaram tempos e territórios: da resistência indígena ao cangaço, da fé sertaneja à ancestralidade afro-brasileira, artistas levaram ao palco do Centro Cultural dos Povos da Amazônia performances carregadas de luta e identidade.

O grupo Garrote Renascer abriu a noite com um enredo forte: a guerra entre os povos originários e a conquista da paz. Segundo o coordenador Natanael Cardoso, a proposta era sensibilizar o público para o esforço histórico dos indígenas por território e sobrevivência, até alcançarem a sonhada tranquilidade: “Queríamos mostrar a guerra que existia entre os povos indígenas e como, depois de tanta luta, eles conseguiram a paz.”

Na sequência, a dança nordestina Cabras do Capitão Rufino resgatou o imaginário do sertão com o tema ‘Raízes do Nordeste: Fé de um cabra da peste’. Em cena, a fé como força que move o povo nordestino diante da seca, da luta e da esperança.

Para Cleide Araújo, brincante do grupo, a apresentação teve um sabor pessoal: “Este ano represento Sebastiana, uma mulher do sertão que era minha mãe. Então, estar aqui é representar minha própria história.”

A ancestralidade foi protagonista no Cacetinho Waimiri Atroari, que apresentou ‘A Revelação Mortal’, um espetáculo impactante sobre o massacre do povo Kinja em 1974. Inspirado na Festa da colheita, o enredo traz um pajé que prevê a destruição da aldeia por um “pó branco” lançado do céu.

FOTOS: Aguilar Abecassis/ Secretaria de Cultura e economia criativa“Estamos aqui para preservar a memória dos nossos povos. Essa é uma homenagem ao nosso sangue”, declarou José de Arimateia, coordenador do grupo. O narrador Leonardo dos Anjos resumiu: “A gente luta para manter viva a história dos povos originários.”

Na quarta apresentação da noite, a dança nordestina Cabras do Capitão Silvino contou, com vigor e poesia, ‘A saga de Lampião’. Cores, ritmos e passos marcantes recriaram a trajetória do cangaceiro mais icônico da história brasileira, com destaque para a força de Maria Bonita e os conflitos entre justiça e violência.

“Foi um sonho de infância interpretar o Lampião”, disse emocionado o brincante Samuel Ribeiro. O diretor Jorge Valente ressaltou os desafios enfrentados: “Este ano foi difícil, mas seguimos firmes, porque sabemos a importância de manter essa história viva.”

O grupo Serafina apresentou a dança regional ‘As danças nortistas’, uma viagem pela musicalidade amazônica, com números de ciranda, jacundá, maçariquinho, arara, boi-bumbá e carimbó. O coreógrafo Rhandy explicou: “Queremos mostrar a riqueza da nossa região e valorizar tudo aquilo que está se perdendo.”

Encerrando a noite, o grupo Nordeste Sangrento levou à arena ‘Exu – A terra de Luiz Gonzaga’. A apresentação entrelaçou a trajetória do Rei do Baião com os conflitos sangrentos entre famílias rivais no sertão de Pernambuco, evocando o peso da história e o orgulho do povo nordestino. A performance foi uma verdadeira aula sobre o Brasil profundo — de dores, raízes e resistência.

FOTOS: Aguilar Abecassis/ Secretaria de Cultura e economia CriativaProgramação

Neste sábado (19/07), o público poderá prestigiar as seguintes apresentações: dança Nordestina com o grupo Cabras de Lampião, Cacetinho com os Tarianos do IFAM, dança Nordestina com o grupo Pisada do Sertão, dança Regional com o grupo Simetria Norte, dança Nordestina com os Justiceiros do Sertão e, encerrando a noite, a apresentação dos Povos Indígenas com o grupo Cuximiraíba.

O post Festival Folclórico do Amazonas tem noite marcada por fé, resistência e memória ancestral apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento oncológico em Manaus
Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento oncológico em Manaus

3 de julho de 2026
Cosama inicia força-tarefa em Anamã para fortalecer abastecimento de água e segurança hídrica da população
Amazonas

Cosama inicia força-tarefa em Anamã para fortalecer abastecimento de água e segurança hídrica da população

3 de julho de 2026
Governo do Amazonas inaugura primeiro Castramóvel Fluvial para atendimento veterinário às comunidades ribeirinhas e castração gratuita
Amazonas

Governo do Amazonas inaugura primeiro Castramóvel Fluvial para atendimento veterinário às comunidades ribeirinhas e castração gratuita

3 de julho de 2026
Sejusc participa da 5ª edição do Caminhos Literários com foco na cultura hip-hop nas unidades socioeducativas
Amazonas

Sejusc participa da 5ª edição do Caminhos Literários com foco na cultura hip-hop nas unidades socioeducativas

3 de julho de 2026
PMAM apreende 16,6 toneladas de entorpecentes e registra aumento nas prisões em flagrante e nas capturas de foragidos no primeiro semestre de 2026
Amazonas

PMAM apreende 16,6 toneladas de entorpecentes e registra aumento nas prisões em flagrante e nas capturas de foragidos no primeiro semestre de 2026

3 de julho de 2026
Governo do Amazonas avança na regularização fundiária e entrega 2.150 títulos a famílias na capital e no interior
Amazonas

Governo do Amazonas avança na regularização fundiária e entrega 2.150 títulos a famílias na capital e no interior

3 de julho de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual