Turismo de Base comunitária, fluvial e hotéis de floresta são destaques na feira internacional
Foto: Nathalie Torres/ Amazonastur
O Amazonas foi destaque na 45ª Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025, em Madrid, na Espanha, entre os dias 21 e 26 de janeiro. O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizou mais de 300 atendimentos com interesse nos tipos de turismo no Amazonas, como hotéis de floresta, turismo fluvial e turismo de Base Comunitária.
Os três primeiros dias foram dedicados ao diálogo direto com o trade turístico, entre agências e operadores de turismo de mais de 150 países. No estande da Amazonastur, os profissionais encontraram em um único lugar informações seguras sobre quais tipos de turismo estão disponíveis e como viabilizar viagens do público europeu ao estado.
A diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, enfatizou que a feira garante visibilidade ao mercado turístico mundial, além de estabelecer novas conexões e negócios.
“A participação na Fitur teve um saldo muito positivo. As parcerias firmadas consolidam o destino Amazonas como destaque no Brasil e o público geral vem esclarecer dúvidas sobre os tipos de turismo que podem realizar na região”, disse a diretora.
A Amazonastur também atuou como facilitadora entre agências de viagens mundiais e as amazonenses. Uma das principais tratativas na Europa, foi a parceria firmada entre a Amazonastur e a DMC Blumar, uma das maiores empresas brasileiras que atuam no mercado de turismo.
O representante da Blumar na Fitur, Alexandre Dzelme, comemorou a parceria em promover o Amazonas. “É um destino muito bem recebido pelo público espanhol. É uma das nossas apostas e estratégia promover o Amazonas no mercado espanhol e europeu que procura cada vez mais o turismo do Amazonas”, pontuou Dzelme.
Nos dois últimos dias, a feira foi aberta ao público geral que buscou por experiências únicas para vivenciar no estado. Entre eles, o publicitário português, Ricardo Vidal, que sonha em viajar para o Amazonas com a família.
“Eu amo a natureza e quando penso em natureza, penso no Amazonas. Quero que meus filhos tomem banho no Rio Negro e visitem as comunidades locais. Então, estou na Fitur para procurar informações para uma viagem segura ao Amazonas”, contou o publicitário.
A edição Fitur 2025 recebeu mais de 225 mil pessoas durante os cinco dias de evento, que contou com nove pavilhões divididos entre 9,6 mil empresas em mais de 880 estandes. Neste ano, o Brasil foi parceiro oficial da feira, consolidando o país como um destino competitivo em uma das maiores vitrines de turismo global.