Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

6 de setembro de 2025
Compartilhar

Apresentação foi feita no 10º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de saúde

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), destacou, neste sábado (06/09), a experiência pioneira do Amazonas na descentralização da soroterapia no 10º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de saúde, realizado em Manaus.

O evento, que segue até segunda-feira (08/09), reúne gestores, pesquisadores e profissionais de saúde para debater os principais desafios do Sistema Único de saúde (SUS), com ênfase em especificidades regionais.

Para a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o congresso evidencia a singularidade das regiões Norte e Nordeste na consolidação do SUS, territórios que exigem estratégias específicas para garantir o atendimento às necessidades da população.

“O Amazonas apresentará no evento os avanços conquistados, especialmente no Telessaúde, que é pioneiro no país e tem ampliado o acesso e reduzido o tempo de espera. Também destacaremos a importância de um Sistema Único de saúde desenhado de acordo com as particularidades da nossa geografia”, ressaltou a secretária.

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCPDestacada pela Vigilância em saúde do Amazonas, durante a programação, a descentralização da soroterapia é uma iniciativa integrada da SES-AM, por meio da FVS-RCP e da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em parceria com o Ministério da saúde, via Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA) e a Secretaria Especial de saúde Indígena (Sesai).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a iniciativa de descentralização representa um marco de equidade em saúde. “É mais do que uma solução logística. Levar o soro antiveneno às comunidades indígenas e ribeirinhas é atuar para que cada pessoa, independentemente da distância geográfica, tenha acesso ao atendimento em tempo oportuno”, afirmou.

A descentralização da soroterapia é uma estratégia que tem transformado o enfrentamento de acidentes com animais peçonhentos, como picadas de serpentes e escorpiões, no Amazonas. Antes, concentrado em unidades de referência dos municípios, o tratamento passou a ser distribuído a polos estratégicos no interior, incluindo os sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e 14 polos-base, possibilitando acesso rápido ao soro antiveneno em localidades de difícil acesso.

Responsável pela palestra sobre a descentralização de soroterápicos, o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP, Elder Figueira, enfatizou que a política nasceu da necessidade de enfrentar os desafios logísticos característicos na região amazônica. “Com polos distribuídos nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e polos-base, conseguimos oferecer tratamento rápido e eficaz, salvando vidas em locais remotos”, ressaltou. O tema foi discutido dentro da sala temática voltada à saúde indígena.

O congresso também contará, no domingo (07/09), com a participação do diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, que atuará como moderador da mesa que debaterá sobre políticas públicas para enfrentamento de doenças e agravos não transmissíveis, desafios e novos cenários enfrentados pelas vigilâncias e perfil de morbimortalidade para as ações.

A participação da FVS-RCP no congresso também inclui estande com orientações sobre as ações da vigilância em saúde estadual. Ainda pela FVS-RCP, estão sendo oferecidas vacinação para adultos, em parceria com a Secretaria Municipal de saúde de Manaus.

Particularidades territoriais Norte e Nordeste

Com o tema central “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos desafios climáticos e de acesso à saúde”, o 10º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de saúde é um fórum de debate sobre saúde pública do país.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas (Cosems-AM), discute estratégias inovadoras para fortalecer o SUS frente aos novos cenários impostos pelas mudanças climáticas e pelas particularidades territoriais das regiões Norte e Nordeste.

O presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, destacou a importância do evento. “O congresso é fundamental porque coloca, em debate, os desafios da regionalização da saúde, especialmente na região Norte, onde a dimensão territorial e as desigualdades tornam, ainda mais, difícil garantir financiamento e acesso aos serviços do SUS”, enfatizou.

A presidente do Cosems-AM, Adriana Moreira, destacou a relevância da iniciativa que reúne 16 estados brasileiros. “O evento reúne gestores de 2 mil municípios para debater temas fundamentais. As discussões são fundamentais para qualificar as políticas públicas e serão levadas ao Ministério da saúde”, afirmou.

As discussões do congresso, segundo a secretária municipal de saúde de Manaus, Shádia Fraxe, são adaptadas às necessidades locais. “Estamos discutindo os desafios da regionalização, os impactos climáticos e outras questões que afetam a saúde da nossa região, para que possamos fortalecer cada vez mais o SUS”, afirmou.

O diretor do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que o objetivo é mobilizar esforços para para ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera no SUS. “A iniciativa é fundamental para adaptar as estratégias do SUS às necessidades concretas dos estados e municípios. É uma oportunidade para debater temas, como clima e atenção especializada, e dialogar com as secretarias municipais de saúde”, destacou.

A iniciativa também conta a parceria institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a organização integrada entre Conasems, Cosems-AM, SES-AM e o Ministério da saúde.

O post FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

6 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

6 de setembro de 2025
Amazonas

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

6 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

6 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

6 de setembro de 2025
Amazonas

SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações

6 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual