Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP divulga monitoramento de circulação de vírus respiratórios no Amazonas e alerta para vacinação

10 de junho de 2025
Compartilhar

Análise da FVS-RCP mostra circulação de influenza e rinovírus, principalmente, para crianças e idosos

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

O monitoramento mais atualizado da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgado nesta terça-feira (10/06), aponta o perfil de circulação viral com predomínio de vírus como influenza A e B, além de rinovírus nas últimas semanas. O boletim está disponível em: https://encurtador.com.br/hizju.

A circulação desses vírus segue o padrão sazonal do Amazonas, especialmente entre crianças e idosos, considerados integrantes de grupos mais vulneráveis, o que reforça a importância das medidas de prevenção, como a vacinação.

Conforme levantamento da Assessoria da Análise de Situação de saúde (AASS) da FVS-RCP, instituição vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), de 27 de abril a 24 de maio, o vírus influenza A foi o mais identificado em amostras analisadas pelo Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), com 46%, seguido por rinovírus (38%) e influenza B (10%).

Esse tipo de infecções para vírus respiratórios tem ocorrido especialmente entre crianças menores de cinco anos, que representaram 40% das amostras laboratoriais analisadas pelo Lacen-AM, o que reforça a importância de manter medidas preventivas, como a vacinação para influenza, além de covid-19. Ambas estão disponíveis na REDE pública de saúde gratuitamente.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a FVS-RCP segue intensificando a vigilância laboratorial e epidemiológica dos vírus respiratórios, com foco especial na proteção dos grupos mais vulneráveis.

“O monitoramento permite orientar ações estratégicas e à população, de forma geral, no intuito de minimizar impactos e fortalecer a proteção”, ressalta Tatyana, acrescentando que o cenário atual reforça a necessidade de atenção contínua com busca pela atualização do esquema vacinal.

Hospitalizações

Em 2025 (de 1º de janeiro a 24 de maio), foram registradas 596 hospitalizações por SRAG associada a vírus respiratórios, o que representa uma redução de 30% no número de hospitalizações em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 855 casos de hospitalizações no mesmo período.

No período de 27 de abril a 24 de maio, foram registradas 116 hospitalizações por SRAG por vírus respiratórios, o que representa uma redução de 56% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 269 internações.

REDE de Assistência Estadual

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a ação integrada entre vigilância e assistência vem contribuindo para o maior controle de SRAG no Estado. A REDE estadual conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

São estratégias essenciais no controle de SRAG nas unidades de saúde a triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento conforme o quadro clínico do paciente.

Estratégias como o programa Alta Oportuna, implantado nos prontos-socorros infantis, são exemplos de ações que vêm contribuindo com o maior controle. A medida, que consiste em entregar aos pais o kit de medicamento e orientações para o tratamento em casa, após a alta hospitalar, não só vem ajudando a evitar que a criança retorne ao hospital, como também ajuda a desafogar a REDE de urgência e emergência.

O atendimento inicial às síndromes gripais deve ser buscado nas Unidades Básicas de saúde (UBS). Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar.

Cobertura vacinal

Além da vigilância hospitalar, o boletim destaca também a cobertura vacinal contra a covid-19 e a influenza no Amazonas. Até o início de junho, 64,5% da população-alvo havia recebido a vacina contra a influenza no estado, enquanto a cobertura vacinal com dose monovalente contra covid-19 alcançou 84% (esquema de duas doses) no Amazonas. A FVS-RCP reforça a importância da vacinação, especialmente para os públicos prioritários.
O post FVS-RCP divulga monitoramento de circulação de vírus respiratórios no Amazonas e alerta para vacinação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas apresenta avanços nas áreas de habitação e saneamento, no 1º Cenatec

14 de agosto de 2025
Amazonas

No Dia do Cardiologista, Hospital Francisca Mendes destaca a ampliação do acesso à cirurgia cardíaca minimamente invasiva

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

13 de agosto de 2025
Amazonas

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

13 de agosto de 2025
Amazonas

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

13 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual