Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP fortalece gestão da vigilância sanitária no Amazonas com oficinas regionais

3 de setembro de 2025
Compartilhar

Capacitações abordaram gestão de riscos e descentralização de ações de vigilância sanitária

FOTO: Divulgação/FVS-RCPCom objetivo de aprimorar a gestão da vigilância sanitária nos municípios do Amazonas, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou de oficinas regionais, realizadas entre os meses de julho e agosto, abordando gestão de riscos e descentralização das ações de vigilância sanitária.

As oficinas ocorreram em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), conduzidas por técnicos da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), em parceria com as Secretarias de saúde do Municípios.

O objetivo foi capacitar as equipes municipais para compreensão, identificação e gestão do risco sanitário, promovendo estratégias que fortaleçam a atuação local e regional, em articulação e colaboração entre as diferentes regiões de saúde do Amazonas.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPA diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da iniciativa. “Capacitar os municípios para gestão de riscos e planejamento tem impacto direto na assertividade da atuação junto aos estabelecimentos sob vigilância, pois as vigilâncias sanitárias municipais passam a priorizar atividades de maior risco à saúde pública”, ressaltou.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as oficinas reforçam a missão institucional de qualificar à gestão das Vigilâncias Sanitárias (Visas) nos municípios, o que também faz parte das competências da Fundação como instituição coordenadora da vigilância sanitária no Amazonas.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as oficinas reforçam a missão institucional de qualificar à gestão das Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais, o que também faz parte das competências da Fundação como instituição coordenadora da vigilância sanitária no Amazonas.

Jackson acrescenta que as capacitações abordam temas estratégicos a partir da compreensão e gestão dos riscos sanitários relacionados aos produtos e serviços que existente em cada município. “As oficinas orientam a atuação das equipes municipais, o que se traduz em assertividade nas ações de prevenção e intervenção de eventuais situações que possam afetar à saúde da população amazonense”, afirmou.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPProgramação

A programação inclui palestras e debates sobre compreensão e classificação de risco, produtos e serviços de interesse à saúde, além de ações de vigilância voltadas à prevenção e intervenção. Também foram abordados temas sobre a descentralização da vigilância sanitária.
O post FVS-RCP fortalece gestão da vigilância sanitária no Amazonas com oficinas regionais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Em Lábrea, Idam prepara 9,6 mil mudas de cacau para distribuição a agricultores familiares

3 de setembro de 2025
Amazonas

Ipaam concede licença para novo poço da Petrobras em Urucu, em Coari

3 de setembro de 2025
Amazonas

Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência

3 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Ministério Público firmam parceria para construção da nova sede da instituição

2 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca parceria com empresas francesas e apresenta potencial econômico do Amazonas

2 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 141 vagas de emprego para esta quarta-feira

2 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual