Estrutura foi instalada em UBS do município e amplia acesso a consultas e exames especializados com mais agilidade
Fotos: Mauro Neto e Maurílio Rodrigues/SecomO governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (27/05), o serviço da Telessaúde em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), tornando-o o 7º do interior do estado a contar com tecnologia para teleconsultas e telediagnósticos por meio do programa Saúde AM Digital. A estrutura foi instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) D. Maria de Lourdes Azevedo dos Santos, no bairro Segunda Etapa.
Segundo o governador Wilson Lima, o programa é um passo importante na modernização da saúde pública no estado.
“O paciente tem a possibilidade de ter na palma da sua mão todo o histórico médico e também ser atendido pelo celular, basta ir a uma unidade de saúde, pedir o atendimento com as 12 especialidades mais procuradas no Sistema de Regulação que ele será atendido. A nossa meta é para daqui a 20 dias o paciente não esperar mais de 15 dias poder receber um atendimento”, afirmou o governador.
Fotos: Mauro Neto e Maurílio Rodrigues/SecomA UBS em Rio Preto da Eva contará com duas telessalas: uma voltada para teleconsultas e outra para telediagnósticos, além de um novo aparelho de eletrocardiograma. O equipamento permite a realização de exames cardíacos com emissão de laudos à distância, o que garante maior agilidade nos diagnósticos e no início do tratamento.
Além de Rio Preto da Eva, os municípios de Tapauá, Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré e Humaitá também já contam com salas do programa, reduzindo o tempo de espera da população por atendimentos agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Na capital, são 16 telessalas em operação, distribuídas entre quatro Policlínicas e quatro Centros de Atenção Integral à Criança (Caics).
Facilidade
Em Rio Preto da Eva, a aposentada Vanildes Queiroz, de 81 anos, passou por uma teleconsulta em ortopedia. Ela aguardava pelo procedimento e elogiou a facilidade para conseguir o atendimento.
“Eu tenho a dizer que é muito bom. Antes, tinha que ir para Manaus e assim, tendo aqui já é mais fácil. Não tem que fazer essa viagem de uma hora e pouco. É muito melhor, uma facilidade”, disse a aposentada.
Fotos: Mauro Neto e Maurílio Rodrigues/SecomBalanço
Desde o lançamento do Saúde-AM Digital, em abril deste ano, foram oferecidas 19,8 mil teleconsultas e 3,6 mil telediagnósticos. Conforme balanço apresentado pelo governador Wilson Lima, na segunda-feira (26/05), o tempo médio de espera por atendimento nas 12 especialidades ofertadas caiu de até 100 dias para, no máximo, 19 dias. Em diversas áreas, a redução foi superior a 25%.
O sistema, que se comunica com usuários por meio de uma assistente virtual, já contabiliza mais de 3 milhões de interações, incluindo 191 mil atualizações cadastrais e o envio de 126 mil mensagens a pacientes na fila por atendimento. A demanda espontânea também registrou mais de 1.200 pacientes que procuraram diretamente o serviço solicitando atendimento virtual.
Dos 19.872 agendamentos oferecidos, 15.620 optaram pelo atendimento por celular e 4.252 por uma das telessalas instaladas na capital e interior. Na parte de diagnósticos, o programa disponibilizou 3,6 mil exames, apoiado pela instalação de 21 novos equipamentos na capital e 15 no interior, como eletrocardiógrafos, MAPA e holter.
Atendimento
O Telessaúde oferece atendimento remoto em 12 especialidades médicas: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição, justamente as áreas com maior demanda no Complexo Regulador.
Os atendimentos podem ser realizados nas telessalas das unidades de saúde ou diretamente da casa do paciente, por meio do aplicativo Saúde AM Digital. Os usuários com agendamentos no Sistema de Regulação (Sisreg) são contatados via WhatsApp pela assistente virtual do programa, que oferece a opção de realizar a consulta remotamente.
Fotos: Mauro Neto e Maurílio Rodrigues/SecomO Governo do Amazonas prevê implantar telessalas em todos os 61 municípios do interior até agosto deste ano. O objetivo é garantir que a população de todas as regiões tenha acesso facilitado e rápido a atendimento especializado, fortalecendo a interiorização da saúde pública com o apoio da tecnologia.
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