Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas amplia realização de procedimentos cardíacos, com novos equipamentos no Francisca Mendes

5 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A unidade ganhou aparelho de ressonância magnética cardíaca e mais um equipamento de hemodinâmica, com tecnologia de alta definição

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está ampliando em 50% a disponibilidade de procedimentos cardíacos como cateterismo e angioplastia, com os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas em novos equipamentos. A unidade recebeu o primeiro aparelho de ressonância magnética cardíaca, da rede pública no Amazonas, equipamento de última geração, e mais um aparelho de hemodinâmica para compor o parque de imagem da unidade, garantindo diagnóstico mais rápido e completo aos pacientes.

Referência em cardiologia no estado, o Hospital Francisca Mendes registrou mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais, no ano passado, além de 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica, em todas as especialidades. Realizou 919 procedimentos cirúrgicos cardíacos e vasculares. Com os dois novos equipamentos, a expectativa é ampliar ainda mais a realização desses atendimentos, ressalta a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

“Tanto a ressonância cardíaca quanto a nova hemodinâmica possuem tecnologia de ponta, com imagem em alta definição. Isso vai permitir a realização de diagnósticos e procedimentos com maior precisão, reduzindo o tempo de espera do paciente”, afirma a secretária Nayara Maksoud. A secretária destaca que a unidade conta, hoje, no parque de imagem, com três hemodinâmicas e dois tomógrafos, além da ressonância cardíaca. Os dois novos aparelhos foram inaugurados pelo governador Wilson Lima, em janeiro deste ano.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AMPrecisão no diagnóstico

O cardiologista Silas Avelar, chefe da cirurgia cardíaca do Francisca Mendes, explica que, com a ressonância cardíaca, é possível avaliar tanto a parte funcional, quanto a estrutural do coração, com maior precisão, de forma segura, indolor e não invasiva. “Com o novo equipamento, obtém-se informações mais detalhadas, que indicam se o paciente está ou não isquêmico, antes mesmo de uma intervenção cirúrgica”, pontua.

A ressonância cardíaca, diz ele, chegou para somar aos demais equipamentos disponíveis na unidade e isso, na sua avaliação, impacta diretamente no tratamento dos pacientes, evitando procedimentos além do necessário. Conforme o médico, com o novo equipamento é possível excluir diagnósticos adicionais, dependendo da condição clínica do paciente.

“O equipamento é muito sensível e, com ele, podemos confirmar se existe ou não um problema no coração e qual o nível da lesão. Isso vai simplificar a indicação para a cirurgia, permitindo que a equipe médica tenha uma visão mais ampla sobre qual a melhor conduta a ser adotada e uma recuperação mais satisfatória para o paciente”, explicou. A expectativa da unidade é realizar, em média, 150 exames por mês, com o novo aparelho.

Nova hemodinâmica

O parque da imagem do Francisca Mendes conta também com dois tomógrafos e três aparelhos de hemodinâmica. O terceiro equipamento de hemodinâmica entrou em operação também no fim de janeiro. “Esse equipamento possui uma tecnologia de última geração e vai permitir ao Francisca Mendes aprimorar e aumentar a qualidade dos atendimentos”, enfatizou o cardiologista intervencionista Rodrigo Castro, que atua na FHCFM.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AMO médico ressalta, ainda, que o aparelho vai auxiliar na realização de outros procedimentos, como exames na área de neurointervenção, no implante de marcapasso e procedimentos relacionados à cirurgia vascular. “Vai ser possível fazer procedimentos mais complexos e isso é muito positivo para os pacientes”, enfatizou.

Os dois equipamentos de hemodinâmica em atividade no hospital realizavam uma média de 4,5 mil exames por ano e, com o terceiro aparelho, deve aumentar em 50% a quantidade de atendimentos. Só em 2024, a unidade contabilizou 2.822 procedimentos de cateterismo e angioplastia.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18 de julho de 2025
Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18 de julho de 2025
Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18 de julho de 2025
Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18 de julho de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

18 de julho de 2025
Amazonas

Centros de Convivência do Governo do Amazonas realizaram mais de 100 mil de atendimentos no primeiro semestre de 2025

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual