As obras serão realizadas pela UGPE e, após a conclusão, os espaços receberão projetos da Sedel
defaultdefaultFOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO Governo do Amazonas vai realizar obras de reforma e revitalização dos campos esportivos comunitários Nelson Lacerda, no bairro Santo Agostinho, na zona oeste, e do conjunto Santos Dumont, no bairro da Paz, zona centro-oeste da capital. O investimento é de R$ 4,5 milhões.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo. Os espaços esportivos irão passar por reforma nas arquibancadas, alambrados, muretas, banheiros, modernização da iluminação, além de revitalização das academias, quadras de futevôlei e de areia. Também serão construídos depósitos para guardar materiais. Os trabalhos serão realizados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Sedurb.
Marcellus Campêlo esteve nos dois locais, na terça-feira (29/04), junto com o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, para conversar com as comunidades e apresentar os projetos. De acordo o secretário da Sedurb, após a reforma, os campos serão entregues à Sedel, para a implantação de ações como o Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que oferece diversas modalidades esportivas, como futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol e jiu-jitsu.
“O governador Wilson Lima determinou que nós realizássemos a revitalização desses complexos esportivos. Juntamente com o secretário Jorge Oliveira, reunimos com a comunidade, recebemos o pleito e já vamos iniciar as obras para que sejam concluídas em, no máximo, até 120 dias, entregando para uso dos moradores, para prática esportiva ou em ações sociais”, destacou o secretário da Sedurb.
Conforme o secretário da Sedel, Jorge Oliveira, o Pelci, que será levado para esses dois campos esportivos, tem como missão fomentar o esporte de base e promover a inclusão social de crianças e adolescentes. “Tenho certeza de que o mais importante é transformar esses garotos, esses adolescentes, esses jovens, nos futuros cidadãos. Que seja uma fábrica de produzir cidadãos e cidadãs de bem, porque é isso que nós precisamos para a nossa comunidade, para o nosso bairro, para Manaus e para o interior”, afirmou.
Moradora do bairro Santo Agostinho há mais de 20 anos, a autônoma Eliane Costa, de 44 anos, acompanhou o anúncio das reformas e demonstrou animação com o início dos trabalhos. “Vai ser uma melhoria para a nossa comunidade, porque tem projetos aqui, tem pessoas que vêm fazer campeonatos. Eu fico feliz pela obra”, declarou.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPERevitalizações
Desde 2021, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 23 milhões em construções, revitalizações e reformas de espaços esportivos na capital e interior do estado. As obras são executadas pela UGPE e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Ao todo, foram 36 espaços inaugurados, sendo 31 na capital e cinco no interior.
Desses locais, 14 fazem parte do Pelci, sob a gestão da Sedel. Atualmente, o programa conta com 26 núcleos na capital amazonense, incentivando o esporte comunitário em mais de 17 modalidades.
Entre os espaços esportivos revitalizados pela UGPE estão: a Quadra Monte Sião, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste; o Campo Trave Amarela, na Colônia Terra Nova, zona norte; a Arena Betanhão e o Campo Noroeste, no bairro Betânia, zona sul; além de dois complexos esportivos e uma quadra poliesportiva no conjunto Viver Melhor 1ª e 2ª etapas, no bairro Lago Azul, zona norte.
O post Governo do Amazonas anuncia reforma de mais dois campos esportivos comunitários na capital apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.