O espaço social funcionará em um prédio na Rua Quintino Bocaiúva, que passa por adaptações e melhorias executadas pela UGPE
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
As obras da casa de passagem, no Centro, zona sul de Manaus, estão avançando para atender o público masculino em situação de rua, naquela área da cidade. A previsão de entrega, para que o espaço seja equipado e mobiliado, é no final de outubro deste ano. A iniciativa faz parte do Programa Amazonas Meu Lar, do Governo do Estado, na linha de atendimento voltada para esse público.
executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o projeto está sendo implementado em um imóvel na rua Quintino Bocaiúva. O espaço será administrado pelas secretarias de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e de assistência social (SEAS).
A casa de passagem surgiu a partir de demanda da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM-Manaus), atendida pelo Governo do Estado. O objetivo é oferecer assistência adequada e acolhimento em vulnerabilidade social naquela área da cidade.
Na segunda-feira (1º/09), o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, fez uma visita técnica ao local, juntamente com a secretária da SEJUSC, Jussara Pedrosa, e os presidentes da CDLM-Manaus, Ralph Assayag, e da ACA, Bruno Loureiro.
Segundo Marcellus Campêlo, o imóvel foi escolhido priorizando uma localização que permitisse o acesso das pessoas aos equipamentos públicos, como escola, unidade básica de saúde (UBS), delegacia e centro de referência de assistência social (CRAS).
“O edifício vem sendo totalmente adaptado para atender às finalidades sociais do projeto. Nossas equipes estão empenhadas na execução das adequações previstas, com o objetivo de beneficiar quem mais precisa”, afirmou.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO secretário reforça, ainda, que a iniciativa garante dignidade e proteção àqueles que trabalham durante o dia no Centro, mas não têm onde dormir. “O espaço será inaugurado até o final do ano pelo governador Wilson Lima, reforçando nosso compromisso com assistência e justiça social”, acrescenta.
O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, parabenizou o Governo do Estado e a UGPE pelo empenho em abraçar o projeto e destaca que a casa de passagem vai além do acolhimento social. “Esse projeto promove Cidadania, tira as pessoas da rua e contribui com a segurança e organização do Centro, beneficiando moradores, lojistas e visitantes”, disse.
O edifício está passando por uma readequação completa, com troca da infraestrutura elétrica, instalação hidráulica, drenagem e sistema de esgotamento, cobertura nova, reservatório de água, além de pintura, acabamentos, revestimentos e reconfiguração do layout. O investimento aproximado é de R$ 5,4 milhões.
A secretária da SEJUSC, Jussara Pedrosa, destacou que a obra representa uma iniciativa muito importante para acolher as pessoas em vulnerabilidade, no centro de Manaus. “Muitos desses cidadãos são trabalhadores, mas não têm onde dormir, e o albergue oferecerá acolhimento noturno. A obra está em andamento e, nos próximos meses, teremos essa grande entrega, principalmente para a população masculina em situação de rua”, explica.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEProjeto
A proposta de requalificação foi elaborada conforme a Tipificação Nacional de serviços socioassistenciais, estabelecida pela Resolução nº 109/2009 do Conselho Nacional de assistência social (CNAS).
O prédio, de três pavimentos, passa por uma readequação completa para abrigar o serviço de acolhimento voltado ao público masculino, de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiários poderão pernoitar no local e receber atendimentos assistenciais através dos órgãos estaduais.
Com capacidade para atender até 60 pessoas por noite, o projeto contempla os seguintes espaços: 17 dormitórios, sendo 3 para Pessoas com Deficiência (PCDs); recepção; salas multiuso, de atendimento psicossocial, de coordenação, de administração e da equipe técnica; refeitório; copa; lavanderia; duas áreas sociais; três banheiros, sendo um acessível para PCDs; dois depósitos de material de limpeza; e dois guarda-volumes.
Amazonas Meu Lar
O Amazonas Meu Lar é coordenado pela Sedurb. O programa é executado pela UGPE e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), órgãos da Sedurb, além da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).
O programa integra a política estadual de habitação e regularização fundiária. Os investimentos somam R$ 4,7 bilhões em recursos estaduais e federais. Até o momento, o programa já beneficiou 28.480 famílias, sendo 7.818 com soluções de moradia definitivas e transitórias e 20.831 com regularização fundiária.
O post Governo do Amazonas avança nas obras da casa de passagem, para abrigar pessoas em situação de rua no Centro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.