Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas, BID e Funasa visitam comunidade rural do Estado escolhida para receber projeto de saneamento básico

10 de dezembro de 2024
Compartilhar

A iniciativa visa ampliar o acesso da população a serviços adequados de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos e sustentáveis

FOTOS: Júlia Lobão/UGPEO Governo do Amazonas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) visitaram, nasegunda-feira (09/12), a comunidade Rumo Certo, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), escolhida para receber projeto piloto do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR). A ação tem como objetivo melhorar o acesso da população a serviços de saneamento básico de qualidade e sustentável.

Com investimento do BID, o Programa Serviços Sustentáveis e Inovadores de Água, Saneamento e Higiene em Zonas Rurais (SIRWASH) já foi implantado em comunidades do Piauí, Distrito Federal e Bahia. Agora, com cooperação técnica da Funasa e coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), será implantado no Amazonas.

A iniciativa se alinha com ações já executadas pela Sedurb e UGPE, voltadas a essa área, como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), desenvolvido em Maués e agora em execução em Parintins.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o projeto em Presidente Figueiredo beneficiará cerca de 200 famílias, proporcionando acesso a água potável, esgotamento sanitário, descarte adequado de resíduos sólidos e reaproveitamento da água da chuva. “O governador Wilson Lima tem priorizado o saneamento básico no Estado, e estamos comprometidos em apoiar essa iniciativa, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Pela manhã, foi realizada uma reunião no auditório da Prefeitura de Presidente Figueiredo para a apresentação do programa SIRWASH para as instituições participantes e representantes comunitários. E, também, para o alinhamento sobre as etapas do diagnóstico e da socialização do Plano de Ação, a ser executado de janeiro a março de 2025. Em seguida, as equipes visitaram a comunidade.

Da reunião, participaram representantes da Prefeitura de Presidente Figueiredo, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, Sedurb, UGPE, Funasa, BID, comunidade Rumo Certo e Instituto Mamirauá, contratado pelo banco para fazer o diagnóstico participativo da comunidade e preparar o plano de trabalho.

O líder da Divisão de Água e Saneamento no Brasil e coordenador dos Países do Cone Sul do BID, Gustavo Méndez, ressalta que o objetivo do projeto é assegurar a sustentabilidade das ações do Estado, por meio da cooperação técnica, visando realizar investimentos na comunidade com serviços essenciais para a população.

“Nós temos uma relação de longa data com o Estado, por meio do Prosamin+. Sempre percebemos essa capacidade de execução de gestão que tem a UGPE, que foi a unidade responsável pela implementação desse projeto. Também estamos muito contentes, porque vai ser o órgão que vai implementar esses investimentos em saneamento rural com os recursos do Estado, aqui na comunidade. Então, temos todas as condições para dar certo o projeto de saneamento rural” destacou Mendez.

FOTO: Júlia Lobão/UGPE

O líder comunitário Adaildo Carvalho, de 63 anos, morador da comunidade Rumo Certo há mais de 33 anos, agradeceu pela iniciativa em benefício da população. “É um projeto importante. A gente só tem a agradecer, porque eu tenho certeza que esse projeto vai ter tudo para dar certo, a comunidade está abraçando a causa. E, também, agradecer ao Governo do Estado, pois a comunidade só tem a ganhar, vai melhorar a qualidade de vida de cada cidadão, de cada morador”, afirmou.

Fases do projeto

A primeira fase do projeto foi conduzida pelo Instituto Mamirauá, que realizou o mapeamento dos municípios e das comunidades rurais do Amazonas. Após isso, foram estabelecidos critérios prioritários para a escolha da comunidade para a implantação do projeto.

Nesta segunda fase, está sendo realizado um diagnóstico participativo das condições sanitárias da comunidade. O diagnóstico incluirá aspectos como organização comunitária, participação social, abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e águas pluviais, entre outros.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

5 de julho de 2025
Amazonas

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

5 de julho de 2025
Amazonas

Teatro Amazonas: Trupe Ave Lola apresenta espetáculo premiado ‘Manaós – Uma saga de luz e sombra’

5 de julho de 2025
Amazonas

‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado

5 de julho de 2025
Amazonas

Centros de Convivência realizam festa ‘julina’ em Manaus

5 de julho de 2025
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

4 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual