A finalidade é descentralizar a atenção especializada nos municípios e, para isso, os técnicos locais receberam capacitação
FOTOS: Divulgação/ SES-AMO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está implantando Centrais de Regulação Ambulatorial no interior do estado. A finalidade é fortalecer o processo de descentralização da atenção especializada, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento no interior, estando cada vez mais próximo do cidadão.
Centrais de Regulação regionais já foram implantadas nos polos de Parintins, Humaitá e Itacoatiara, e municipais, em Coari, Presidente Figueiredo, Manicoré e Iranduba. A meta da SES-AM é promover a descentralização para os demais municípios, com a implantação tanto das centrais regionais nos polos de saúde, quanto de centrais municipais.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a descentralização da regulação soma-se a outras ações do Governo do Amazonas, como é o caso da Telessaúde, para ampliar a oferta de serviços especializados de saúde e levá-los cada vez mais para próximo do cidadão. Lançada recentemente pelo governador Wilson Lima, a Telessaúde amplia o atendimento de consultas e exames para 12 especialidade agendadas via Sisreg: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.
Na prática, isso significa que os pacientes poderão ser atendidos diretamente em seus municípios ou em polos regionais próximos, sem a necessidade de se deslocar até Manaus. “Além de facilitar para os usuários dos serviços, a descentralização da Regulação nos permitirá visualizar com mais clareza a fila de espera em cada local, identificar as prioridades e desenvolver soluções mais adequadas para cada região. Para que isso seja possível, é fundamental que tenhamos equipes treinadas e capacitadas em cada ponto de atendimento”, destacou a secretária.
FOTO: Divulgação/ SES-AM
Treinamento
Para garantir a capacitação das equipes do interior na operacionalização das centrais de regulação, a SES-AM promoveu, entre os dias 22 e 25 de abril, treinamento para 80 profissionais de 33 municípios, divididos entre coordenadores de regulação ambulatorial e técnicos de faturamento. O treinamento foi realizado pela equipe do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Assistencial do Complexo Regulador do Amazonas. Envolveu a preparação das equipes para operar dentro do novo modelo de regulação.
De acordo com o coordenador da Central de Regulação do Amazonas, Roberto Maia, a partir desta capacitação os municípios estarão aptos a coordenar e organizando os seus serviços especializados (consultas e exames ambulatoriais), através de um pacote de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas que incluem as especialidades de cardiologia, ortopedia, oncologia, otorrinolaringologia e Oftalmologia, ampliando ainda mais a oferta de especialidades para o interior.
Nesse processo de implantação das centrais de regulação, afirma Roberto Maia, os municípios também vão poder ampliar o faturamento pelos serviços ofertados.
O post Governo do Amazonas implanta Centrais de Regulação no interior, garantindo agilidade no atendimento apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.