A obra marca o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, como escoamento da produção e fomento ao turismo da região, com melhorias, segurança e acessibilidade
FOTO: Divulgação/Seinfra
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando a obra de pavimentação da estrada Codajás-Anori (respectivamente, a 195 e 240 quilômetros de Manaus), com investimento no valor de R$ 149,72 milhões
O contrato contempla todos os 78,8 quilômetros de extensão da estrada, com serviços de terraplenagem, pavimentação em Concreto Asfáltico, drenagem e sinalização horizontal e vertical.
A obra apresenta 16% de avanço e já foram aplicados 3 quilômetros de capa asfáltica. Equipes da Seinfra atuam com duas frentes de serviços, sendo na frente 1 o trecho Codajás/Anori, com serviços de regularização no km 58; e a frente 2 o trecho Anori/Codajás, com limpeza e alargamento da pista no km 67 ao km 63.
A estrada é de grande importância para a economia do município de Codajás, por facilitar o escoamento da produção de açaí, mandioca, banana, maracujá, mamão, milho e feijão; além da extração de madeira como a Jacareúba e o Louro.
FOTO: Divulgação/Seinfra
A via também permitirá o acesso aos balneários e comunidades rurais existentes ao longo de sua extensão, bem como a comunicação com os municípios de Anori e Anamã, que terão uma acessibilidade mais segura e eficaz.
Melhorias
Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, essa obra representa um marco para o desenvolvimento econômico dos municípios beneficiados.
“Por meio da pavimentação da estrada Codajás-Anori, a população poderá contar com melhorias em todos os sentidos, principalmente no fomento ao turismo e no desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, a ligação por terra entre esses dois importantes municípios estará garantida, levando segurança e acessibilidade aos amazonenses”, explicou o titular da pasta.
Situada na região do Rio Negro-Solimões, Codajás conta com uma população de 23.549 moradores, de acordo com dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.