Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas investe na produção de café em São Sebastião do Uatumã

15 de janeiro de 2025
Compartilhar

Por meio do Sistema Sepror, o município recebeu mudas de café, assistência técnica e extensão rural, além da implantação do projeto prioritário para alavancar a produção

Foto: Emerson Martins/Sepror

Com o incentivo de entregas de kits de mudas realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), a produção de café Robusta Amazônico segue em plena ascensão no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

No município, o secretário da Sepror, Daniel Borges, acompanhou a produção de café da agricultora familiar Juliane Monteiro, na terça-feira (14/01). Ela faz parte do Projeto Prioritário do Café de São Sebastião do Uatumã, que engloba seis agricultores familiares devidamente cadastrados no Idam local, que recebem assistência técnica em todas as etapas do plantio.

Fotos: Emerson Martins/Sepror“Estamos apoiando os municípios que têm potencial produtivo na cultura de café, exemplo disso é o Distrito de Realidade, em Humaitá, e nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, e aqui em São Sebastião do Uatumã não seria diferente. Vamos buscar ampliar as entregas de mudas de café neste ano de 2025”, diz Daniel Borges.

O Projeto Prioritário conta com aproximadamente cinco mil pés plantados, em uma área que totaliza cinco hectares. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião do Uatumã.

A agricultora Juliane Monteiro ressalta que todo início do plantio, foi graças ao kit de mudas de café entregues pelo Governo do Amazonas, em 2022. Atualmente, ela conta com 990 pés plantados em uma área de 0,5 hectares, com 18 clones diferentes de café Robusta Amazônico.

Fotos: Emerson Martins/Sepror“Eu trabalho na cultura da mandioca, mas há dois anos decidi investir na cultura do café e estou gostando. Já estou vendo o resultado, praticamente todos os clones estão cheios de frutos. Vamos dar início a colheita neste ano, e isso é excelente, pois o valor do café encontra-se em alta”, agradece a agricultora familiar.

A Coordenadora do Projeto Prioritário do Café e gerente do Idam de São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, diz que em novembro de 2024, os seis agricultores tiveram a oportunidade de participar da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o apoio do Governo do Amazonas, da Prefeitura municipal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM).

“Na oportunidade, eles puderam prestigiar o concurso de café Florada Premiada promovido pela Três Corações, além de adquirirem conhecimento teórico para aplicarem na prática em suas produções”, diz Kerolly Lopes.

Entrega de mudas

Desde 2022 até 2024, a Sepror, juntamente com o Idam, entregou 65.970 mudas de café Robusta Amazônico para 2,2 mil produtores rurais, em 22 municípios com potencial produtivo na cafeicultura no Amazonas.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM e Ipem assinam Acordo de Cooperação Técnica do Sistema de Gestão da Qualidade

1 de julho de 2025
Amazonas

Ciama entrega a prefeitura do município de Silves o projeto arquitetônico do Mirante do Cristo

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas recebe propostas para edital de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Prato Cheio, da Seas, promove oficinas sobre higienização de alimentos e palestras sobre saúde e cidadania em julho

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 60 mil alevinos para piscicultores de Iranduba

1 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre edital para submissão de Procedimentos de Manifestação de Interesse

1 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual