A iniciativa visa credenciar instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos para atuarem na transferência de tecnologias não onerosa
FOTO: Ayrton Lopes/Fapeam
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou, nesta quinta-feira (03/10), o edital de “Credenciamento de Instituições para Transferência não Onerosa de Tecnologias Voltadas ao Enfrentamento da Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais do Estado do Amazonas”. O anúncio foi feito durante solenidade realizada na sede da Fapeam, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
A chamada é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio do Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais e Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas (CTC/AM), coordenado pela Fapeam, e visa credenciar instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos, interessadas em atuar na transferência não onerosa de tecnologias voltadas para o enfrentamento, monitoramento, mitigação e adaptação a eventos climáticos extremos e correlatos no estado do Amazonas.
As instituições credenciadas na chamada serão beneficiadas com aporte financeiro de até R$ 50 mil, recurso oriundo do tesouro estadual. O edital estima apoiar até 25 propostas de transferência não onerosa de tecnologia perfazendo um total dessa chamada de R$ 1,250 milhão. O recurso é destinado ao financiamento da reaplicação da tecnologia.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o edital tem relação direta com os atuais fenômenos meteorológicos intensos e extremos vivenciados em vários locais do mundo, especialmente na Amazônia, e que nesse contexto, a transmissão e a aplicabilidade do conhecimento e de tecnologias tornam-se essenciais e estratégicas, em prol da ação de práticas e soluções inovadoras que mitiguem as consequências da estiagem.
“A nossa expectativa é de que seja um edital exitoso, pois temos a convicção de que possibilitará o credenciamento das instituições, assim como a disposição de transferência não onerosa de importantes tecnologias para o enfrentamento dos eventos climáticos que estamos vivendo”, reforçou Márcia Perales.
O secretário executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo Pinto Junior, reforçou que os estudos e as tecnologias a serem transferidas para o Governo do Estado vão contribuir para melhoria no atendimento à população e auxiliar nas dificuldades ocasionadas pelas condições climáticas extremas.
“Este é um momento ímpar e importante com relação ao atendimento à população do estado. Esse entendimento do uso da tecnologia e do uso da ciência para mitigar esses eventos climáticos extremos, com certeza vai trazer um ganho significativo para a população do nosso estado”, acrescentou.
Participaram da solenidade o pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Antônio Mesquita, a reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins Maranhão, a diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, e o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo Cordeiro.
Além de gestores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, entre as quais, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), entre outras.
Submissão de Propostas
FOTOS: Ayrton Lopes/FapeamAs propostas técnicas devem ser apresentadas até o dia 18 de outubro, em formulário online específico e enviadas via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em www.fapeam.am.gov.br. A divulgação do resultado final deve ocorrer ainda neste mês. Todos os critérios e requisitos para participar podem ser conferidos no edital disponível em: www.fapeam.am.gov.br
CTC/AM
O Governo do Estado Amazonas criou o CTC/AM, por meio do Decreto nº 49.766, de 5 de julho de 2024, órgão colegiado composto por especialistas para contribuir na busca de soluções para o enfrentamento de fenômenos climáticos e ambientais extremos, com a função de assessorar o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais.
Sob a coordenação da Fapeam, o CTC conta com membros da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Meio Ambiente (Sema); Fazenda (Sefaz); Educação e Desporto Escolar; Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb); Energia, Mineração e Gás (Semig); Saúde (SES-AM); Comunicação (Secom); Produção Rural (Sepror); Assistência Social (Seas); Infraestrutura (Seinfra); Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam); Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Defesa Civil do Estado do Amazonas.