Este ano, o tema é ‘Desacelere. Seu bem maior é vida’, e busca conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os limites de velocidade
FOTOS: Divulgação/Detran-AMO Governo do Amazonas participou, na tarde desta segunda-feira (05/05), em Brasília (DF), da abertura nacional do Maio Amarelo, movimento internacional realizado anualmente que busca conscientizar a sociedade para a redução de sinistros de trânsito. O tema deste ano é ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, e visa reforçar a importância do respeito aos limites de velocidade, bem como preservar vidas.
Representando o governador do Estado, Wilson Lima, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), David Fernandes, esteve presente na solenidade e reforçou a necessidade de que a sociedade de forma geral passe a entender que o trânsito é um dever de todos. “O trânsito não é feito apenas de fiscalizações, mas por cada um de nós. A partir do momento em que se desrespeita o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são várias vidas que são colocadas em risco. E a vida é o nosso bem mais precioso”, comentou ele.
O diretor técnico do Detran Amazonas, Wendell Waughan, também esteve presente na abertura nacional. “O que temos acompanhado atualmente é uma série de imprudência por parte dos condutores. O Detran-AM está nas ruas diariamente buscando sempre combater essas infrações, mas é preciso que cada um também faça sua parte respeitando e prezando pela vida”, reforçou ele.
FOTO: Divulgação/Detran-AM
Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, em 2023, o Brasil registrou 34.881 mortes por lesões no trânsito. Desse total, 50,7% foi registrado em via pública, onde 33% foram motociclistas, 17,6% pedestres e 17,6% ciclistas. Além disso, a taxa de mortalidade por região, em 2023, ficou da seguinte forma, sendo óbitos por 100 mil, habitantes: 19,6 (Norte), 18,8 (Nordeste), 23,1 (Centro-Oeste), 12,3 (Sudeste) e 18,7 (Sul).
De acordo com o Secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo Catão, as pessoas precisam entender que “o trânsito por si só é um ambiente de risco”. “E cada vez que você adiciona fatores de risco a esse ambiente, você está tornando esse ambiente ainda mais de risco. E trazer o tema da velocidade para o centro da discussão serve para mostrar que comportamentos incivilizados no trânsito são tão danosos para sua imagem pessoal, para como você se olha no espelho, quanto ser incivilizado na rua, bater nas pessoas, cometer violências, isso tem que gerar vergonha, vergonha social”, declarou ele.
FOTOS: Divulgação/Detran-AMManaus
Em Manaus, ainda na tarde desta segunda-feira, o Detran Amazonas participou da abertura da campanha Maio Amarelo, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Trânsito. O evento, que ocorreu no Largo São Sebastião, bairro Centro, zona sul da cidade, contou com a distribuição de material educativo e contou com parte da equipe de Fiscalização do órgão e também da Gerência de Educação Para o Trânsito.
O secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, esteve representando o governador Wilson Lima no evento, e em seu discurso, destacou a urgência do tema. “Ações como estas de conscientização da sociedade, são muito bem-vindas. E com esse trabalho de parceria iremos reduzir o número de acidentes nas vias”, afirmou.
Segundo o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-AM, Tiago Cirino, o Detran-AM é um importante parceiro nessa missão de salvar vidas. “Juntos estamos buscando melhorias e mudanças no comportamento, por meio de ações educativas. Hoje, nesse evento, a ideia é chamar a sociedade em geral para participar, que com apoio de todos possamos fortalecer esse evento”, salientou.
FOTOS: Divulgação/Detran-AMA gerente de Educação Para o Trânsito do Detran Amazonas, Mitza Brasil, disse que hoje o mundo inteiro está trabalhando em prol das vidas, reduzir o número de sinistros, o número de vítimas fatais e lesionadas. “Esse trabalho vem intensificar aquilo que a instituição já realiza ao longo de todo o ano. Nas escolas, blitzes educativas, entre outros, sempre trabalhando em prol da vida. Vamos conclamar em conjunto para reduzir esses acidentes de trânsito”, finalizou ela.
O post Governo do Amazonas participa da abertura nacional do Maio Amarelo, em Brasília apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.