Manaus e Careiro recebem ações coordenadas pela Sepror que evidenciam a criação e consumo de pescado, com a participação de órgãos federais, estaduais e setor de cooperativismo
FOTO: Ruy Nery/Sepror
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), iniciou, nesta terça-feira (10/09), ações dentro da 21ª Semana do Pescado, evento com foco na promoção de consumo de uma proteína saudável, com o aumento nas vendas, aquecimento do setor, fortalecimento e capacitação da cadeia produtiva, por meio da difusão de conhecimento e valorização dos profissionais da pesca.
O secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, destacou na abertura do evento que o Amazonas é líder no consumo de pescado na região, mas ainda se faz necessário a divulgação maior em todas as redes sociais, para que a população saiba que a semana está acontecendo em todo o Brasil para incentivar cada vez mais o consumo.
“Nossos restaurantes estão participando e toda esta movimentação é acompanhada pela coordenação nacional da semana, com divulgação nas redes sociais do governo federal criadas, especialmente, para este evento anual”, disse o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror.
O superintendente federal da Pesca e Aquicultura (SFPA-AM/MPA), Algemiro Ferreira Lima Filho, destacou em sua fala a programação em andamento sob organização do governo do Amazonas, superando as atividades realizadas no ano anterior, e que promete ser superada no próximo ano.
FOTOS: Ruy Nery/Sepror“Graças ao entendimento da importância do consumo do pescado pelos amazonenses, valorizando pescadores e aquicultores do estado, que acreditam cada vez mais que a atividade pode e deve ser cada vez mais forte, cientes de que o Governo Federal está sempre com atenção voltada para o Amazonas, valorizando aqueles que colocam este alimento em nossa mesa”, comentou o superintendente federal.
Também houve manifestação de destaque e importância do evento do presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Amazonas (AEP-Am), Ivo da Rocha Calado; dos coordenadores estaduais das atividades da Semana, Ana Cristina Menezes, Cauê Juan Cassol; do representante da Cooperativa de Aquicultores e Produtores Rurais do Careiro (CAPRUC), Marcus Jhonny Reis.
Após a abertura aconteceu palestra sobre “Benefícios do Consumo do Pescado”, com o Dr. Rogério Souza de Jesus, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e apresentação da 2ª edição do Guia Técnico Nupa: Muito Além do Peixe Frito, com a Dra. Dayse Silveira da Silva, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Participam também das atividades da 21ª Semana do Pescado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Universidade Nilton Lins, Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM), além de dezenas de restaurantes e supermercados que estarão oferecendo o pescado a preços mais acessíveis à população durante os dias do evento.
FOTOS: Ruy Nery/SeprorAs atividades encerram-se na quinta-feira (12/09), com palestras que vão abordar temas relacionados ao melhoramento genético de peixes e produção e comercialização de pescado no Amazonas.
Programação
Quarta-Feira (11/09)
Abertura da Semana do Pecado na Capruc, no Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus).
Local: Hotel Torre Forte, no Eixo da BR-319, Km 119, a partir das 9h.
Serão realizados dois cursos:
9h30 às 12h: Curso sobre Criação de Peixes
Instrutor: M.Sc. Roger Crescencio (Embrapa)
14h às 17h: Curso de Beneficiamento de Pescado
Instrutora: Téc. Rec. Pesq/Tecnól. Alim. Nalva dos Santos (Sepa/Sepror)
Quinta-Feira (12/09)
No Auditório do Ifam – Campus Manaus Centro (CMC)
9h às 10h20: Palestra sobre “Melhoramento Genético de Peixes”.
Palestrante: Roger Crescencio (Embrapa)
10h30 às 11h10: Palestra sobre “Produção, Comercialização e Consumo de Pescado da Aquicultura no Estado do Amazonas”
Palestrante: Dra. Alzira Miranda de Oliveira (Ifam)
11h10 às 11h50: Palestra “Você é o que Come: Os Porquês de Consumir Pescado”
Palestrante: Dra. Thyssia Bomfim Araújo da Silva (Ifam)
11h50 às 12h: Encerramento com Exposição de Produtos à Base de Pescado
Exposições
Empreendimentos e Produtos da Aquicultura – Local: Sala VIP do Auditório do Ifam Campus Manaus Centro (CMC)
8h às 13h: Exposição de banners de instituições e empreendimento apoiadores da Semana do Pescado no Amazonas
8h às 13h: No Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Apresentação de Produtos à Base de Pescado: Muito Além do Peixe Frito (Nupa), Bioeconomia para Amazônia Legal: FIC Operador de Processamento de Pescado (CMZL), Iguarias da Amazônia (CMC), Genupe Tec (CPF), Porto Novo Pescados (CTBT)
8h às 13h: No Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa): Projeto Gigas, Ajuri Nutrição Animal, Amanayara Alimentos, Cooperativa de Aquicultores e Produtores Rurais do Careiro (Capruc)
Pescado em Supermercado sob organização da Capruc e Sepror:
14h às 18h: Supermercado Super Nova – Local: Av. Margarita Quadra 247, nº 35, Bairro Nova Cidade, Manaus
A ação prevê conversas informativas sobre a importância do consumo de pescado para a saúde; ofertas e descontos especiais em produtos de pescado.
Evento on-line grátis
Tema: Semana do Pescado e a importância do Consumo do Pescado na Região Norte do Brasil
Organização: Universidade Nilton Lins, PPG Aquicultura e Inpa
Inscrições pelo link: bit.ly/semananorte2024
14h às 14h20: Conhecendo a Semana do Pescado 2024.
Palestrante: Dr. André Medeiros (Nilton Lins)
14h20 às 15h20: Seleção e Manipulação de Peixes com Qualidade e Frescor.
Palestrante: Roger Pozzer (IFPA/PA)
15h20 às 16h20: Desmistificando a qualidade do peixe de cultivo.
Palestrante: Karen Alves (Idam)
16h30 às 17h30: Aproveitamento dos resíduos do beneficiamento do pescado para a elaboração de coprodutos
Palestrante: Dr. Rogério Souza de Jesus (Inpa)
18h: Encerramento