Ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e contemplou municípios do interior
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
O Governo do Amazonas promoveu, em abril, mutirões de cidadania na Região Metropolitana de Manaus e no interior do estado. Com serviços especializados para a população, foram realizados mais de 4,5 mil atendimentos. Foram contemplados cidadãos dos municípios de Borba, Itacoatiara, Novo Airão, Parintins e Presidente Figueiredo.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a ação itinerante facilitou o acesso da população aos programas e benefícios concedidos pelo Governo do Estado e parceiros.
Além dos municípios, outras seis comunidades rurais do interior receberam a ação. São elas: Novo Remanso, em Itacoatiara; e Bom Socorro do Zé Açú, Caburi, Mocambo, Santo Antônio do Tracajá e Vila Amazônia, em Parintins.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
De acordo com Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, as ações continuam no mês de maio, auxiliando demais municípios e comunidades do Amazonas.
“Nós iremos novamente para Itacoatiara, nesta primeira semana de maio, levando mais serviços para a população devido à demanda no local. Além disso, iremos para Tefé e outras comunidades no decorrer do mês. Nosso objetivo é sempre ampliar o alcance”, afirma a secretária.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
Serviços
Nos trabalhos, em conjunto com técnicos da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o cidadão pode fazer a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que foi um dos serviços mais procurados, com mais de 1,5 mil atendimentos.
Em parceria com os cartórios locais, também foi possibilitada a emissão de 304 segundas vias do Registro de Certidão de Nascimento (RCN), além do encaminhamento de mais de 800 pessoas para o registro de sua cidade, com a declaração de hipossuficiência.
Para as pessoas com deficiência, foram disponibilizados os serviços de emissão e orientação sobre as carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD) e do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além do Passe Legal Intermunicipal. Ao todo, foram realizados mais de 120 atendimentos para este fim.
Além disso, 350 cidadãos foram atendidos e orientados sobre as linhas de crédito da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Mais de 400 pessoas, das comunidades Mocambo e Caburi, puderam receber atendimento de saúde, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM).