Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Estado apresenta ao Ministério da Saúde o Plano de Contingência para a Estiagem no Amazonas

20 de setembro de 2024
Compartilhar

Equipe do MS acompanhou em Manaus as ações desenvolvidas pela Secretaria Estado de Saúde

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O Governo do Amazonas entregou à equipe do Ministério da Saúde (MS) o Plano de Contingência do Governo do Estado no Enfrentamento à Estiagem, que começou a ser construído por determinação do governador Wilson Lima no início do ano, e vêm sendo colocado em prática pela rede de órgãos da rede estadual para mitigar os efeitos da seca extrema que castiga o estado .

O relatório entregue ao MS foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e aponta, os principais desafios que poderão se intensificar e que fazem parte planejamento de enfrentamento à seca severa, como a dificuldade de logística para acesso às cidades isoladas, exigindo novas estratégias para manutenção do estoque de medicamentos e assistência aos pacientes.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, disse que o Plano de Contingência define apoio aos municípios, ações de gestão, abastecimento de medicamentos e insumos, infraestrutura, mobilização e educação em saúde.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Ela reforçou que o Governo do Amazonas já enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para municípios das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões; 37 cilindros de oxigênio foram enviados para Eirunepé, Canutama e Itamarati, além da instalação de uma usina de oxigênio em Envira. Também foram distribuídos medicamentos e insumos para diversos municípios, totalizando 6,2 mil volumes.

A equipe do MS chegou à capital na segunda-feira (16/09) e, desde então, tem cumprido um roteiro de reuniões com a SES-AM e com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), fazendo inclusive sobrevoo pela Região Metropolitana de Manaus para acompanhar in loco a situação crítica da seca

Na quinta-feira (19/09), vieram acompanhar o grupo o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda, e o coordenador-geral da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), Rodrigo Stabeli.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O secretário Adriano Massuda afirmou, na ocasião, que os agravos causados pela estiagem precisam ser enfrentados de maneira conjunta, “articulada entre governo federal, estadual e municípios”.

Durante a visita, os representantes do MS também estiveram no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade referência na assistência à saúde de média e alta complexidade no Estado, e no Complexo Regulador do Amazonas, onde é feita a regulação dos casos de urgência, além da logística de remoções aéreas e Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Apoio aos municípios

A equipe do MS acompanhou as ações de monitoramento que vêm sendo desenvolvidas nos municípios, através do Centro de Operações de Vigilância em Saúde da FVS-RCP. A atuação, conforme explica a diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim, vem acontecendo desde maio deste ano, monitorando os agravos e doenças, para resposta em tempo oportuno.

De julho a setembro, profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram visita de suporte e proteção de saúde frente à estiagem a 17 municípios do Amazonas, localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18 de julho de 2025
Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18 de julho de 2025
Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18 de julho de 2025
Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18 de julho de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

18 de julho de 2025
Amazonas

Centros de Convivência do Governo do Amazonas realizaram mais de 100 mil de atendimentos no primeiro semestre de 2025

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual