Evento foi realizado, neste sábado, na Escola Estadual Ernesto Penafort, e contou com a presença do governador Wilson Lima
Foto: Diego Peres e Roberto Carlos/ Secom
A 14ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (14/09), na Escola Estadual Ernesto Penafort, no bairro São José, zona leste de Manaus, levou oportunidade de emprego e um pacote de serviços à população na área da cidadania, saúde, lazer, entre outros. O evento contou com a presença do governador Wilson Lima e a participação de 46 secretarias e órgãos estaduais.A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) divulgou a oferta de 30 vagas de emprego com entrevistas feitas no local para uma rede de fast-food. De acordo com o governador Wilson Lima, pela primeira vez o Amazonas deu a oportunidade para que pessoas com perfil da vaga pudessem sair da ação com o primeiro emprego garantido.“Nós estamos trabalhando para dar oportunidades para essas pessoas. Quem veio ao Governo Presente, e se encaixou no perfil procurado pela empresa, já saiu contratado. Isso definitivamente transforma a vida e as famílias dessas pessoas”, disse o governador Wilson Lima.
Foto: Diego Peres e Roberto Carlos/ Secom
De acordo com o titular da Setemp, Paulo Gilson, a empresa Burger King esteve presente realizando entrevistas dos profissionais que atendem os requisitos para a vaga de emprego.“Conseguimos essa parceria com o Burger King, que proporcionou essas vagas de emprego. Se o candidato tiver o perfil da vaga, ele já vai sair daqui literalmente empregado, já para comparecer na empresa e fazer o exame adicional. Então, essa é uma grande conquista do governador Wilson Lima, para que a gente possa mudar a vida dessas pessoas”, ressaltou o secretário.Ana Santos, de 42 anos, está à procura de uma vaga de emprego. Ela explicou que saiu da escola com a esperança renovada de que vai conseguir voltar ao mercado de trabalho e garantir o sustento da família.
Foto: Diego Peres e Roberto Carlos/ Secom
“O mercado de trabalho está muito escasso. Porque hoje em dia, a gente tem a necessidade de trabalhar, todos nós queremos um emprego, sem emprego não somos nada. Saio com a esperança de que vou conseguir essa vaga e vou voltar a ter o meu dinheiro suado e digno”, disse a candidata.CapacitaçãoAlém das oportunidades de emprego, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou 30 certificados emitidos pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), sendo 15 do curso de Direção Defensiva e mais 15 do curso de Mecânica Básica, além de 50 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto ‘CNH Social’.“Capacitamos as pessoas para que elas possam realmente colocar no seu currículo e aumentar ainda mais, a possibilidade de arrumar um emprego com a sua habilitação, pode ser um motorista de aplicativo, pode ser um entregador, são diversas possibilidades. Tentando fazer com que a população tenha essa conquista com a Escola Pública de Trânsito”, enfatizou o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan.Marcley Soares, de 28 anos, recebeu o certificado de direção defensiva. “Estou fazendo diversos cursos no Detran, quero me especializar ainda mais. No momento, estou fora do mercado e esses cursos são justamente para fortalecer o meu currículo. Busco o melhor para mim e para a minha família, ainda mais agora que sou pai”, contou.
Foto: Diego Peres e Roberto Carlos/ Secom
O Detran-AM ainda ofertou cursos gratuitos pelo Eptran. Dentre eles, o de Condutor de Veículo de Transporte de Passageiro, o de Condutor de Veículo de Emergência, o de Condutor de Veículo de Transporte Escolar, além do de Mototaxista.Também foram oferecidos serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE), e orientação sobre o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, o Seguro Dpvat, com a equipe do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat).