Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças

29 de janeiro de 2025
Compartilhar

A dengue se diferencia por febre alta imediata e manchas vermelhas

FOTO: Ascom/SES-AM

O Amazonas enfrenta período chuvoso, de novembro a maio, que coincide com a sazonalidade de doenças como dengue e gripe (influenza). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enfatiza a diferença dos sintomas dessas doenças, facilitando a busca por atendimento médico em tempo adequado e diagnóstico correto.

Dengue e gripe são doenças que apresentam sintomas semelhantes, incluindo o aparecimento de febre, cansaço e dor no corpo. No entanto, diante da apresentação desses quadros clínicos, a dengue se diferencia com a febre alta imediata e o aparecimento de manchas vermelhas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, independentemente de qual for o diagnóstico, é importante que a população evite a automedicação, uma das ações de educação em saúde trabalhadas pela vigilância. “A automedicação é extremamente perigosa. É importante que quem está com sintomas busque atendimento médico para avaliação correta”, destaca.

Sinais e sintomas

A influenza é caracterizada por febre moderada a alta, dor de garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca ou produtiva, dores musculares e articulares, cansaço e dor de cabeça. Já a dengue apresenta, além de dor de cabeça e dor muscular, febre alta, dor na região atrás dos olhos (dor retro-orbital), manchas vermelhas na pele (exantema), náuseas, vômitos e cansaço extremo.

Onde procurar atendimento?

Para a dengue, a SES-AM destaca que, em casos leves, buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. São sinais de risco para dengue: alteração da pressão arterial, dor abdominal e sinais de hemorragia (derrame ocular e sangramento de gengiva). Em casos graves, a orientação é buscar atendimento em unidades de emergência. A SES-AM conta com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Para vírus respiratórios, a SES-AM ressalta que a rede de assistência hospitalar desenvolve estratégias essenciais no controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre as ações executadas estão triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.

A SES-AM reforça a importância de, no início dos sintomas gripais, beber bastante água, para se manter hidratado, usar máscara e buscar atendimento nas UBS. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar. A SES-AM conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Monitoramento e prevenção

A FVS-RCP realiza monitoramento do cenário epidemiológico de vírus respiratórios e arboviroses com alertas à rede de saúde, incluindo notas técnicas; além de distribuir insumos para ações de educação em saúde e mobilização social, tanto de prevenção de vírus respiratórios e das arboviroses.

Outras ações incluem a realização de reuniões técnicas junto às Secretarias Municipais de saúde, a distribuição de vacinas, testes de diagnóstico de covid-19 e medicamento oseltamivir, para tratamento de influenza. A FVS-RCP ressalta que toda a rede de assistência à saúde, tanto na capital como no interior do estado, está abastecida com testes para covid-19 e oseltamivir.

A FVS-RCP alerta, ainda, para a importância da prevenção de vírus respiratórios a partir de medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória e evitar aglomerações. Para prevenir arboviroses, como a dengue, a orientação é combater os focos de acúmulo de água que são locais propícios para a criação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12 de julho de 2025
Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (12/07)

12 de julho de 2025
Amazonas

Pessoas com deficiência participam da “Festa Julina Inclusiva” dos Centros Estaduais de Convivência da Família

12 de julho de 2025
Amazonas

Dia do Engenheiro Florestal: ADS destaca a atuação dos profissionais em programas do órgão

12 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual