As capacitações acontecem, neste mês, com objetivo de incentivar a organização coletiva de agricultores familiares
FOTOS: Arquivo/IdamAgricultores familiares de Rio Preto da Eva e Anamã (distantes 57 e 165 quilômetros de Manaus, respectivamente) participarão de capacitações em Associativismo e Cooperativismo, que serão realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), nos municípios. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a organização coletiva para o desenvolvimento do setor primário no estado.
As ações serão executadas pela Gerência de Apoio à Organização de Produtores Rurais (Georp) do Idam, com apoio das Unidades Locais (Unloc’s), também do instituto, nos respectivos municípios. Em Anamã, o curso, que inicia nesta terça-feira (13/05) e segue até sexta (16/05), contará com a participação de 30 produtores rurais de diversas entidades atuantes na localidade.
Segundo o técnico da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp/Idam), Domingos Sávio Oliveira, a capacitação é uma oportunidade essencial para o desenvolvimento da governança das organizações do município. “Temos o objetivo de fortalecer o entendimento dos agricultores sobre os benefícios da organização coletiva, além de apoiar a regularização documental das entidades, incluindo a elaboração de atas e estatutos”, frisou.
Já em Rio Preto da Eva, a capacitação organizacional é destinada a agricultores da Associação de Produtores Rurais do Ramal Belém, que atua na produção de mandioca, frutas e avicultura de corte. O curso será realizado entre os dias 19 e 22 de maio para mais de 50 produtores rurais locais.
“O curso abordará temas como gestão organizacional, comercialização rural por meio das associações e boas práticas de governança. Também prestaremos apoio técnico da associação durante a assembleia de eleição e posse de nova diretoria, com orientação na elaboração da ata de assembleia”, informou.
Capacitação em Lindoia
Na última sexta-feira (09/05), a Georp encerrou uma capacitação em Lindóia, distrito de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), realizada em parceria com a empresa Systemica. O curso contou com a participação de 100 agricultores familiares das comunidades Visconde de Mauá, São Luiz e Nossa Senhora de Nazaré.
Na ocasião, os participantes tiveram acesso a informações sobre associativismo, autogestão na prática e comercialização rural para organizações.
O post Idam realiza ações de Associativismo e Cooperativismo em Anamã e Rio Preto da Eva apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.