terça-feira, 3 de novembro de 2026
Amazonas

Idam visita agroindústria que receberá safra de café de Guajará estimada em 100 mil sacas

Idam visita agroindústria que receberá safra de café de Guajará estimada em 100 mil sacas
Idam visita agroindústria que receberá safra de café de Guajará estimada em 100 mil sacas

Técnicos do Idam vistoriaram a infraestrutura de beneficiamento que será utilizada para a safra de café de Guajará.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, no último sábado (23/05), uma visita técnica à agroindústria de beneficiamento de café Manavé, em Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. A unidade será o destino da produção de Guajará, município localizado a 1.476 quilômetros de Manaus, cuja safra deste ano é estimada em 100 mil sacas de café.

Visita técnica e estrutura da planta

De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Guajará, Izaquiel da Costa Oliveira, a inspeção permitiu aos técnicos conhecer a estrutura e a tecnologia que serão usadas no beneficiamento do café, incluindo processos de torra, descascamento e ensacamento do produto final. A visita teve como objetivo avaliar se a agroindústria reúne condições para agregar valor à produção local.

Segundo Izaquiel da Costa Oliveira, “Com a safra deste ano, Guajará se consolidará como um dos grandes produtores da região Norte e a agroindústria é de grande importância para agregar valor à produção dos agricultores familiares“.

Dimensão da safra e participação local

A estimativa para a safra envolve a colheita em cerca de 300 hectares de café, com a participação de agricultores familiares e produtores rurais do município. Em 2025, Guajará registrou uma produção de 244,16 toneladas; a expectativa é que a safra deste ano tenha potencial para triplicar o volume alcançado no ano anterior.

O conteúdo original foi publicado pela Agência Amazonas de Notícias e indica que a Manavé será responsável pelo beneficiamento da produção de Guajará.

Assuntos nesse artigo:

#idam, #guajara, #cafe, #cafeicultura, #safra, #100milsacas, #manave, #cruzeirodosul, #acre, #agroindustria, #beneficiamento, #torra, #descascamento, #ensacamento, #agricultoresfamiliares, #producao, #hectares, #24416toneladas, #regiaonorte, #unloc