A presença de corredores da terceira idade reforça e valoriza a promoção de igualdade e oportunidades
FOTOS: Divulgação/PMAM
No cenário de superação, a 38ª Corrida Tiradentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no dia 21 de abril, no Podium da Arena da Amazônia, não é apenas uma prova de resistência física, mas também um símbolo de inclusão. O evento anual atrai corredores de todas as idades, com destaque especial para a participação ativa dos atletas da terceira idade.
Uma das ações da corrida é a política de inscrição, que se encerram no dia 15 de abril, na qual os idosos têm direito a pagar metade do valor para participarem. Isso não apenas facilita o acesso dos mais velhos ao evento, mas também reconhece e valoriza a participação, contribuindo para a promoção de igualdade e oportunidades.
Entre os participantes que se destacam nas edições da Corrida Tiradentes, o tenente PM da reserva Ariomar Florêncio, de 74 anos, e sua esposa Eneida Maia, de 73 anos, funcionária pública aposentada, há cinco anos participam das corridas de rua em Manaus e fora do estado.
Para o tenente PM da reserva, a participação nas corridas começou inesperadamente, quando a filha deles fez a inscrição sem que eles soubessem.
“Fui saber da corrida uma semana antes da prova. Fizemos alguns exercícios e caminhadas e fomos para a prova. A gente ficou preocupado, mas ao finalizar a prova vi que foi uma das melhores experiências que tive”, contou Florêncio.
E para a aposentada Eneida, a corrida no início era uma sensação de insegurança, já que não era praticante de nenhuma atividade física. “No início não gostava da ideia e dava uma insegurança, porque são coisas novas. Mas a gente vê que o que mais nos impossibilita são as ideias da nossa cabeça. É impressionante como o ambiente e o clima da corrida são tão animados e contagiantes”, declarou.
E bastou a primeira. Ao longo desses cinco anos que o casal correu já participaram inclusive de corrida fora do estado, sendo uma no Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves em 2020.
Outra corredora experiente é a cabo PM da reserva Gracilda Limeira, 65. Para ela, a corrida de rua representa ter uma qualidade de vida melhor. ”Eu comecei a correr em 1984 quando formaram a equipe de corrida da PMAM, eu tinha 23 anos. Em 1986 fiquei grávida, parei de correr. E só volte em 2011, com 50 anos”, disse.
Ela ainda explicou que já participou de mais de 8 edições da Corrida Tiradentes, sendo que três vezes foi para o pódio. “Aconselho as pessoas a participarem de corrida, porque só traz benefícios para a saúde física e mental. Se não puder correr, caminhe, mas não fique parado”, enfatizou a cabo PM da reserva.
Corrida Tiradentes
A 38ª Corrida Tiradentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) será promovida no dia 21 de abril, no Podium da Arena da Amazônia, localizada na avenida Constantino Nery, zona centro-oeste de Manaus. As inscrições do evento, que iniciaram em fevereiro, encerram no dia 15 de abril.
A tradicional corrida conta com a participação de atletas civis e militares, profissionais e amadores. A largada e chegada da corrida serão no Podium da Arena. O evento inicia às 5h30 da manhã, e será disputado nas distâncias de 5km e 10 km.
A taxa de inscrição custa R$120 e pode ser feita nos sites Ticket Sports (https://www.ticketsports.com.br)) ou no Endurance Sport Consulting (https://www.endurancemanaus.com.br ).