A Prefeitura de Manaus atualiza os números de casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro no município, com a nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, nesta segunda-feira, 31/3. O levantamento, divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), traz dados de casos registrados neste ano, até a 13ª Semana Epidemiológica, dos dias 23 a 29 deste mês.
De acordo com o informe, oito casos de dengue, dois de chikungunya e três de mayaro foram confirmados na capital, na última semana, sem registro de novos casos de zika ou oropouche. No acumulado deste ano, o município contabiliza 404 casos confirmados de dengue, dois de zika, 32 de chikungunya, um de oropouche e nove de mayaro.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reitera o chamado à população para manutenção das medidas de prevenção de arboviroses, como a verificação regular para eliminar de focos de água parada nas casas e quintais, potenciais criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, e o uso de repelentes e roupas que reduzam a exposição da pele durante o dia, quando o inseto é mais ativo.
“Outra medida preventiva importante é vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. Com duas doses, com três meses de intervalo, esses jovens terão menor risco de infecção ou adoecimento grave, ou mesmo de vir a óbito por conta da doença”, assinala.
Shádia informa que a vacina está disponível em mais de 60 unidades gerenciadas pela Semsa, dentre elas inclusive estabelecimentos de horário estendido, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista completa pode ser consultada on-line, no endereço manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.
Mais números
A nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa indica que 42 casos de dengue e dois de chikungunya foram notificados na última semana, totalizando 1.181 e 101 casos suspeitos dos agravos neste ano, respectivamente. Dentre esses, 104 de dengue e sete de chikungunya continuam em investigação.
Os casos suspeitos de zika, conforme o levantamento, somam 31 neste ano, sem novas notificações na última semana, três casos seguem sendo investigados. Não constam no informe casos notificados de oropouche ou mayaro, que não são agravos de notificação obrigatória.
Ainda segundo a publicação semanal, não há óbitos confirmados ou em investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro neste ano.
O Informe Epidemiológico das Arboviroses faz parte das estratégias da Semsa para o controle e monitoramento das doenças transmitidas por mosquitos, sendo atualizado e divulgado semanalmente. A publicação é elaborada pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da secretaria, a partir de dados do Ministério da Saúde.
Todas as edições da publicação estão disponíveis on-line, com acesso pelo link https://www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica.
— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa