Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam concede licença para novo poço da Petrobras em Urucu, em Coari

3 de setembro de 2025
Compartilhar

Autorização garante ampliação sustentável da produção de petróleo e gás natural

FOTOS: Agência Petrobras/Reprodução e Ipaam/DivulgaçãoO Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu, na terça-feira (02/09), licença ambiental para a instalação do poço RUC 16B, da Petrobras, localizado na Província Petrolífera de Urucu, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A autorização integra o Plano de Adensamento de Malha (AM-0530), que prevê a perfuração de novos poços produtores para ampliar a produção de petróleo e gás natural na região.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a solicitação foi acompanhada de estudos técnicos, incluindo Relatório de Controle Ambiental (RCA), análise de risco, plano de emergência, memorial descritivo e inventário florestal, além de documentos exigidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo próprio Instituto.

“A licença para o poço RUC 16B representa mais um passo para o desenvolvimento sustentável da Província Petrolífera de Urucu, com atenção à mitigação dos impactos ambientais e em consonância com as metas nacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou o gestor.

De acordo com os estudos apresentados, a perfuração abrangerá uma área de 3,88 hectares. O projeto integra a iniciativa Revitalização de Urucu, que busca a extensão e modernização da produção na província. A ANP prorrogou a concessão para exploração do campo até 2037.

O gerente da Gerência de Recursos Minerais do Ipaam (GERM), José Raimundo, informou que técnicos do órgão realizaram vistoria em junho de 2025 para verificar as condições da área e a conformidade das estruturas de apoio logístico da Petrobras.

“Nosso papel é garantir que empreendimentos estratégicos, como o da Petrobras em Urucu, avancem de forma sustentável, com rigor técnico e respeito às normas ambientais. O Amazonas tem um patrimônio natural único, e o licenciamento assegura que a exploração de petróleo e gás seja realizada com responsabilidade e monitoramento contínuo”, afirma o gerente.

Entre as atividades previstas estão a supressão vegetal devidamente licenciada, a instalação de estruturas de armazenamento, a perfuração e a instalação do poço, a reinjeção de fluidos residuais em poços já existentes e medidas de recuperação ambiental ao final das intervenções.

A inspeção realizada pela GERM também constatou melhorias na infraestrutura, como sistemas de transporte de petróleo, e destacou o compromisso da empresa com a segurança operacional e a responsabilidade socioambiental.

Com a licença emitida, a Petrobras poderá avançar nas etapas de perfuração, respeitando as condicionantes ambientais definidas pelo Ipaam, que fará o monitoramento contínuo das atividades.

Licenciamento e denúncias

Informações sobre os requisitos administrativos e técnicos para solicitação de licenças ambientais estão disponíveis no site do Ipaam: www.ipaam.am.gov.br. Basta acessar a aba “Serviços”, clicar em “Solicitação de Licença Ambiental” e consultar os “Requisitos Administrativos/Técnicos” correspondentes ao seu empreendimento.

O Ipaam recebe denúncias ambientais pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), via WhatsApp (92) 98557-9454. O órgão reforça que ações de fiscalização ambiental seguem sendo fortalecidas para coibir práticas irregulares, combater o desmatamento ilegal, proteger a fauna silvestre e assegurar a conservação da biodiversidade amazônica.
O post Ipaam concede licença para NOVO poço da Petrobras em Urucu, em Coari apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Em Lábrea, Idam prepara 9,6 mil mudas de cacau para distribuição a agricultores familiares

3 de setembro de 2025
Amazonas

FVS-RCP fortalece gestão da vigilância sanitária no Amazonas com oficinas regionais

3 de setembro de 2025
Amazonas

Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência

3 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Ministério Público firmam parceria para construção da nova sede da instituição

2 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca parceria com empresas francesas e apresenta potencial econômico do Amazonas

2 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 141 vagas de emprego para esta quarta-feira

2 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual